OBJETIVO DA BRINCADEIRA
O OBJETIVO DO JOGO E ENCONTRAR E ORGANIZAR AS IMAGENS OU FORMAS. A ASSOCIAÇÃO DE IMAGENS OU FORMAS ESTIMULA A ATENÇÃO, A ATENÇÃO, A CONCENTRAÇÃO, O RACIOCÍNIO, A COORDENAÇÃO VISO-MOTORA, A DISCRIMINAÇÃO VISUAL, A PERCEPÇÃO ESPACIAL, A DISCRIMINAÇÃO E NOMEAÇÃO (DE FIGURAS, DE FORMAS, DE CORES, DE QUANTIDADES, DE SEQUENCIAMENTO), A MEMORIA E IMAGINAÇÃO. PODE-SE BRINCAR SOZINHO OU COM MAIS PARTICIPANTES.
MATERIAIS
- PAPELÃO ( DUAS PARTES DO MESMO TAMANHO);
- REVISTAS OU GIBIS ( DUAS UNIDADES IGUAIS);
- TESOURA;
- COLA;
- GRÃO, MACARRÃO, TECIDO, BARBANTE,ETC. ( OPCIONAL);
PASSO A PASSO
ESCOLHA VÁRIAS FIGURAS, COM O CUIDADO DE SELECIONAR PARES IGUAIS.
FORME DUAS CARTELAS IGUAIS, DO TAMANHO DAS FIGURAS ESCOLHIDAS , DISPONDO AS IMAGENS DE FORMA ORGANIZADA E FIXANDO-AS NAS CARTELAS COM COLA.
RECORTE APENAS UMA DAS CARTELAS, SEPARANDO AS FIGURAS EM FORMATO DE CARTAS.
PRODUZA MAIS CARTELAS SE O NÚMERO DE PARTICIPANTES FOR GRANDE.
BRINCADEIRA
EMBARALHAR AS CARTAS SOBRE A MESA.
USANDO A CARTRELA GRANDE COMO REFERÊNCIA, O PARTICIPANTE DEVE ORGANIZAR AS CARTAS NA MESMA POSIÇÃO DA CARTELA.
SE HOUVER MAIS DE UM PARTICIPANTE, DEVEM TRABALHAR EM CONJUNTO PARA ORGANIZAR AS CARTAS, UM POR VEZ SELECIONANDO UMA CARTA E COLOCANDO-A NO LUGAR QUE JULGAR CORRETO.
DICAS
NO CASO DE PARTICIPANTES COM DIFICULDADES DE CORDENAÇÃO MOTORA, É POSSÍVEL COLAR AS FIGURAS EM CAIXAS DE TAMANHOS IGUAIS COMO SE AS CARTAS FOSSEM BLOCOS, EVITANDO ASSIM, QUE SAIAM DO LUGAR, DURANTE O MOVIMENTO.
PARA PARTICIPANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL, AO INVÉS DE IMAGENS, FORME FIGURAS EM RELEVO USANDO GRÃOS DE FEIJÁO, MILHO, MACARRÃO, BARBANTE, FÓSFORO, TECIDO, ETC. DESTA FORMA O PARTICIPANTE PODERÁ ASSOCIAR AS FORMAS OU QUANTIDADE PELO TATO.
Referência: Brinquedos e Brincadeiras Inclusivas