CAÇA AO TESOURO


OBJETIVO DA BRINCADEIRA

ENCONTRAR O TESOURO ESCONDIDO, A BRINCADEIRA POSSIBILITA O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE MOTORA, VELOCIDADE, ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO, PERCEPÇÃO DO ESPAÇO, PLANEJAMENTO, COMPREENSÃO DE ORDENS, MEMÓRIA, ASSOCIAÇÃO DE IDEIAS, COOPERAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO, AUTOCONFIANÇA, RESPEITO E A LINGUAGEM. PODEM BRINCAR COM 4 OU MAIS PARTICIPANTES.

MATERIAIS

  • LÁPIS E PAPEL (PARA ESCREVER AS PISTAS);
  • FITAS.
  • OBJETO DIFERENTE, DOCES OU UM BRINQUEDO PARA SIMBOLIZAR O TESOURO.

BRINCADEIRA

ESCONDER UM TESOURO QUE SERÁ CAÇADO. PODE SER UM BRINQUEDO, DOCES OU QUALQUER OBJETO DE INTERESSE DOS PARTICIPANTES.
ESCREVER PISTAS PARA ENCONTRAR O TESOURO COM CHARADAS, ENIGMAS, FRASES INCOMPLETAS, ANAGRAMAS, CRUZADAS OU ATÉ MESMOS DESENHOS, FACILITANDO OU DIFICULTANDO AS PISTAS E DICAS, DE ACORDO COM A IDADE E NECESSIDADES DE CADA GRUPO OU DUPLA.
ESCONDER AS PISTAS.
DIVIDIR OS PARTICIPANTES EM 2 OU MAIS GRUPOS (FORMAR GRUPOS EQUILIBRADOS PARA QUE DISPUTEM COM IGUALDADE).
DETERMINAR ONDE SERÁ REALIZADA A BRINCADEIRA (NA SALA, NO QUARTO, PELA CASA TODA, ETC.) E ESCLARECER O QUE SERÁ PERMITIDO E O QUE NÃO PODERÁ SER REALIZADO (EX: NÃO PODERÁO SUBIR NO ARMÁRIO, PODERÁO PEDIR AJUDA, ETC.).
O TESOURO PODERÁ SER O PRÓPRIO PRÉMIO (BALA, PIPOCA, SORVETE OU BRINQUEDOS).

OBSERVAÇÃO

SE OS GRUPOS OU DUPLAS DIVERGIREM MUITO UM DO OUTRO EM RELAÇÃO AO DESEMPENHO, CAPACIDADE OU IDADE PARA REALIZAREM AS TAREFAS, FAÇA ROTAS DIFERENTES QUE LEVEM AO MESMO TESOURO, ADAPTANDO AS DIFICULDADES DAS PISTAS PARA QUE TODOS TENHAM CHANCE DE ENCONTRAR O TESOURO. NESTE CASO, USE FITAS COLORIDASÓPARA DIFERENCIAR AS PISTAS DE CADA EQUIPE.

Referência: Brinquedos e Brincadeiras Inclusivas

 

 

 

 

 

© 2024 por Planneta Educação