BINGO DE SÍLABAS

O objetivo do jogo é preencher as casas de uma cartela de acordo com o sorteio. O Bingo de Sílabas estimula a percepção visual, a capacidade de desenvolver o reconhecimento tanto do grafema quanto do fonema das sílabas, o planejamento (de como organizar as peças), a atenção, a concentração, o raciocínio e a linguagem. Pode-se brincar sozinho ou com mais participantes.

MATERIAIS:

• Papel cartão ou papelão;
  • Régua;
  • Tesoura;
  • Saquinho ou caixa para o sorteio;
  • Canetinhas;
  • Tampinhas de plástico.

PASSO A PASSO:

• Primeiramente, no papel cartão ou papelão, recorte as cartelas do bingo no tamanho 12x12;
  • Em seguida, com a régua e a caneta, divida a cartela em quadradinhos de 4x4. Ao todo, cada cartela deve ter 9 quadradinhos.
  • Com a caneta, escreva em cada quadradinho, de forma aleatória, as sílabas da sua escolha. Ex: LA, CA, SA, LHE, NA
  • Após isso, as cartelas para o bingo estarão prontas, agora você deverá fazer as sílabas que serão sorteadas.
  • Novamente, no papel cartão ou papelão, recorte quadradinhos no tamanho 4x4.
  • Com a caneta, escreva em cada quadradinho as mesmas sílabas já escolhidas anteriormente. Não deixe de escrever nenhuma sílaba, para que o jogo dê certo.
  • Guarde os quadradinhos soltos dentro do saquinho ou caixa para sorteio.

BRINCADEIRA:

1. Defina quem ficará responsável pelo sorteio;
  2. Distribua as cartelas aos participantes;
  3. O responsável pelo sorteio deve retirar do saco uma carta de cada vez, cantando sua sílaba correspondente;
  4. Em cada sorteio, quem tiver em sua cartela a sílaba “cantada” (Ex: LA), deve colocar uma tampinha sobre ela, marcando a sílaba.
  5. O desafio é conseguir completar a fileira de sílabas de uma linha horizontal ou vertical, ou então completar todas as sílabas da cartela.

Referência da imagem: Online Office