BOLICHE

OBJETIVO DA BRINCADEIRA

O OBJETIVO DO JOGO É ARREMESSAR UMA BOLA PARA ATINGIR OS PINOS, PODE SE BRINCAR SOZINHO OU COM MAIS PARTICIPANTES. O BOLICHE ESTIMULA A ORIENTAÇÃO TEMPORAL E ESPACIAL (DIREÇÕES, TAMANHO, DISTÂNCIA ETC.) E MELHORA O DESEMPENHO DAS ESTRUTURAS PSICOMOTORAS.

MATERIAIS

10 GARRAFAS VAZIAS E/OU LATAS, CAIXAS DE SUCO OU LEITE (O IMPORTANTE É QUE TODOS OS ITENS ESCOLHIDOS TENHAM O MESMO TAMANHO E FORMATO);
AREIA OU ÁGUA E CORANTES;
MEIAS VELHAS E/OU BOLINHAS PEQUENAS;
FITA CREPE, FITAS COLORIDAS, PAPEL ADESIVO OU COLA;
TESOURA;

PASSO A PASSO

LAVE AS GARRAFAS E COLOQUE UM POUQUINHO DE AREIA (PARA QUE A GARRAFA TENHA ALGUMA SUSTENTAÇÃO) OU COMPLETE AS GARRAFAS COM ÁGUA ADICIONANDO UM POUQUINHO DE CORANTE. SE DESEJAR ENCAPE OU PINTE AS GARRAFAS OU CAIXAS.
NUMERE AS GARRAFAS DE 01 A 10 COM FITA CREPE OU ADESIVO PARA QUE REPRESENTE OS PINOS DO BOLICHE.
AO FINAL DOS ARREMESSOS DEVEM SER CONTADOS OS PONTOS DE CADA PARTICIPANTE.
O DESAFIO DO JOGO É DERRUBAR O MAIOR NÚMERO DE PINOS.

OBSERVAÇÃO

OUTRA OPÇÃO É USAR, AO INVÉS DE NÚMEROS, CORES. DÁ UMA PONTUAÇÃO PARA CADA COR, POR EXEMPLO, O VERDE VALE 10 PONTOS, O VERMELHO 20 PONTOS, AMARELO COM AZUL 30 PONTOS, ETC.

DICA

OFEREÇA O RECURSO DA CANALETA PARA OS PARTICIPANTES QUE TENHAM DIFICULDADE EM ARREMESSAR A BOLA. SEGURE A CANALETA OU APOIE-A NO COLO DO PARTICIPANTE DE FORMA QUE A BOLA POSSA DESLIZAR ATÉ OS PINOS.

SE OS PINOS FICAREM MUITO LEVES OU CAÍREM MUITO FACILMENTE, COLOQUE ALGUMAS PEDRINHAS, BOLINHAS DE GUDE OU AREIA DENTRO.

PARTICIPANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL PODEM SER POSICIONADOS EM FRENTE AOS PINOS. UMA OUTRA PESSOA PODERÁ POSICIONAR-SE ATRÁS DOS PINOS E EMITIR UM SOM (ASSOVIO, APITO OU OUTRO), AJUDANDO A ORIENTAR EM QUE DIREÇÃO A BOLA DEVE SER ARREMESSADA. OUTRO RECURSO É UTILIZAR A CANALETA PARA SOLTAR A BOLA.

Referência: Brinquedos e Brincadeiras Inclusivas

 

 

© 2023 por Planneta Educação