Equoterapia no Parque Chico Mendes: Promovendo Bem-Estar e Desenvolvimento

A equoterapia é uma abordagem terapêutica que utiliza cavalos como parte de um programa interdisciplinar para promover o desenvolvimento físico, emocional e social de pessoas com deficiências ou necessidades especiais. No Parque Chico Mendes, localizado na cidade, essa prática ganhou destaque após uma reforma significativa em 2022, que expandiu suas atividades nesse campo.

Por: Daniela Kiiota e Andrea Antoniassi | Escola na Minha Casa

Terapia com Cavalos: Transformando Vidas no Parque Chico Mendes Fonte: https://osasco.sp.gov.br/prefeitura-entrega-novo-espaco-de-equoterapia/

Após uma significativa reforma, no início de 2022, o Parque Chico Mendes ampliou suas atividades e passou a oferecer um maior número de aulas de equoterapia para a comunidade local. Esta iniciativa não só visa promover o desenvolvimento físico e mental dos participantes, mas também destaca a importância de valorizar a cultura da equoterapia como uma prática terapêutica reconhecida e eficaz.

Nas sessões de equoterapia, além de proporcionar momentos de relaxamento, busca-se aprimorar a consciência corporal, fortalecer a coordenação motora e o equilíbrio dos alunos. A conexão com os cavalos e o ambiente ao ar livre também contribui para o bem-estar emocional e social dos participantes, enriquecendo sua experiência terapêutica.

Estas aulas são especialmente destinadas a crianças matriculadas na rede pública municipal que enfrentam uma variedade de desafios relacionados à saúde e aprendizagem. As condições atendidas incluem encefalopatia crônica não progressiva (paralisia cerebral), síndromes neurológicas, traumatismo cranioencefálico, acidente vascular encefálico, além de distúrbios de aprendizagem como TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), TOD (Transtorno Opositor Desafiador), distúrbios comportamentais e deficiência intelectual.

Ao espaço foram adicionadas duas novas baias de cavalos, aumentando a capacidade de atendimento. Com a inclusão de mais dois cavalos, o número de alunos atendidos, que atualmente é de 80, poderá chegar a 250 conforme a demanda escolar.

A equoterapia, ou terapia assistida por cavalos, é um método terapêutico que utiliza o cavalo como parte de uma abordagem interdisciplinar, envolvendo as áreas de saúde, educação e equitação. Seu objetivo é promover odesenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais.

O tratamento é gratuito, personalizado e inclusivo, sendo realizado no contraturno das aulas regulares, durante todo o ano letivo. A participação é indicada pela gestão escolar ou pela Assessoria Inclusiva da Secretaria de Educação, sendo a presença de um responsável indispensável durante as sessões.

O Parque Chico Mendes oferece muito mais do que apenas equoterapia; temos diversas atrações que agradam toda a família. Venha nos visitar e aproveite para conhecer o Centro de Equoterapia, localizado na Rua Lázaro Suave, 15 – City Bussocaba. Estamos abertos das 7h às 17h30. Para mais informações, ligue para (11) 3591-0405.