Background image

Conscientização das famílias sobre importância da participação ativa na vida escolar dos alunos.

Acompanhamento e monitoramento das atividades escolares dos alunos.

Apoio às famílias na organização e realização das atividades escolares dos alunos.

Orientações para a realização das atividades escolares dos alunos.

Museu de Osasco: Dimitri Sensaud de Lavaud

Museu Dimitri Sensaud de Lavaud, conhecido como Museu de Osasco, mostra a história da cidade

02 de outubro de 2024

Museu de Osasco: Dimitri Sensaud de Lavaud

Frente do museu após reformas

O Museu Dimitri Sensaud de Lavaud, conhecido como Museu de Osasco, localiza-se no município de Osasco. Antes de se tornar museus, era um casarão construído por Antônio Agu, no século XIX, a mando do banqueiro Giovanni Brícola.

O local tornou-se museu apenas em 1976 e tinha o intuito de contar um pouco da história da cidade de Osasco.

O Museu tem seu nome em homenagem à Dimitri Sensaud de Lavaud, engenheiro responsável pelo primeiro voo da América Latina. Dimitri Nasceu na Espanha em 1882, viveu sua infância em diversos países da Europa até chegar ao Brasil em 1898. Ele dedicava-se à construção de barcos a vela e deu inicio ao seu projeto de construção de um avião próprio em 1908, batizado de “São Paulo”. Em 1910 ocorreu, em Osasco, o primeiro voo inaugural do avião, dando a cidade uma grande honra, e por isso, como forma de homenagem, deram seu nome ao Museu da Cidade.

No ano de 2007, a prefeitura de Osasco deu inicio a um projeto de restauração do museu. A obra foi feita de forma que respeitasse e mantivesse a arquitetura do casarão que tinha grandes influências italianas, ligadas diretamente ao contexto histórico da imigração italiana. Com isso, sua estrutura não foi alterada.

A secretaria municipal da cultura, afim de preservar como patrimônio histórico, está trabalhando, desde 2009, para que alguns bens móveis e imóveis presentes no museu sejam tombados como patrimônio histórico pelo CONDEPA (Conselho Municipal de Defesa e Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural).

O Museu foi reinaugurado em 18 de maio de 2013. A reabertura tinha como objetivo celebrar o dia mundial dos museus. O evento contou com atrações como a peça “A história de Dimitri” e a exposição artística “Artes e Ofícios”

As obras presentes no museu, são, em grande parte, doações de antigos moradores da cidade. O acervo conta com diversos objetos como: troféus, maquinas de escrever, entre outros. As principais obras são a réplica do avião de Dimitri e o canhão de guerra utilizado na segunda guerra mundial. Entretanto, ambas as obras não se encontram mais no museu. O avião foi retirado para restauração e o canhão foi furtado.

O museu segue recebendo doações para a construção de seu acervo, desde que estas contribuam para a construção da memória da cidade. Porém, atualmente o acervo encontra-se fechado para manutenção.

Fonte da imagem: https://portalopa.com.br/museu-de-osasco/