Catedral de Santo Antônio Osasco

Construída antes mesmo da emancipação de Osasco, a Catedral é um importante cartão postal da cidade, principalmente conhecida pela festa do Santo Padroeiro da cidade.

Por: Lívia Tirone / Escola na Minha Casa

Catedral de Santo Antônio Osasco

Antes mesmo da emancipação de Osasco, em 1899, a história da Igreja Matriz de Santo Antônio de Osasco, hoje conhecida como Catedral de Santo Antônio, começou a ser escrita. Antonio Agú, imigrante italiano dono de terras na região e importante peça para a emancipação da cidade, estabeleceu que deveria existir uma Igreja na parte mais elevada de suas terras.

Anos depois, em 1919, sua herdeira Giusephina Vianco veio ao Brasil oficialmente para doar terras em que seria erguida da Igreja, com isso, neste mesmo ano, iniciou-se a construção da Igreja.

A obra se prolongou por diversos ano e teve o projeto inicial, de Ernesto Bhereudt, um pouco modificada. Provisoriamente foi instalada uma igreja na Rua Dona Primitiva Vianco.

Em 18 de Julho de 1930, foi criada a Paróquia de Santo Antônio no distrito de Osasco. No ano seguinte foi inaugurada, então, a Igreja Matriz de Antônio.

Em decorrência do crescimento econômico e populacional de Osasco, a igreja, construída nos anos 20, em 1960, estava pequena para o tamanho da cidade. Em 1962, foi construída uma "sede provisória", num terreno existente ao seu lado esquerdo, para possibilitar a demolição da "igreja velha" e o erguimento de um novo templo. Tal construção foi inaugurado em 13 de junho de 1976, dia da festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade. Com a instalação da Diocese - um conjunto de paróquias localizadas num certo território- de Osasco, em 1º de maio de 1989, a igreja matriz foi alçada a condição de catedral, visto ser a sede da Diocese.

Fonte: https://catedraldeosasco.com.br/historia