Parque Chico Mendes - Osasco

Você sabia que o nome do parque foi escolhido em homenagem ao ambientalista, sindicalista, ativista político e seringueiro Chico Mendes?

Por: Marcela Faria / Escola na Minha Casa

Foto de uma das áreas do parque

O homenageado, que era militante da reforma agrária e da conservação do meio ambiente, além de fundador de reservas extrativistas não predatórias e foi assassinado por donos de terras opositores à sua luta em 1988.

Inicialmente com foco na preservação das seringueiras, Chico Mendes acabou conhecendo mais sobre as matas e a respeito da importância da conservação ambiental para a sociedade, com isso, o ativismo ambiental intensificou-se em suas lutas como sindicalista e ativista.

O espaço que homenageia a história de Chico é dotado de uma flora bastante diversa, constituída de várias espécies da Mata Atlântica como palmeiras, bromélias, begônias, orquídeas, cipós e briófitas, jacarandá, peroba, jequitibá-rosa, cedro,Tapiriri, Andira, Ananas e figueiras, entre outras. Há ainda uma grande variedade de aves no local, assim como também, se encontram capivaras, morcegos, tartarugas e outros pequenos répteis. Os animais domésticos são liberados durante a visitação.

Que tal conhecer o parque para aproveitar momentos de lazer com sua família, conhecer mais sobre a cultura local e a história de Chico Mendes para tornar o aprendizado mais interessante e dinâmico?

Referência: https://www.areasverdesdascidades.com.br/2014/07/parque-chico-mendes-em-osasco.html