Background image

Conscientização das famílias sobre importância da participação ativa na vida escolar dos alunos.

Acompanhamento e monitoramento das atividades escolares dos alunos.

Apoio às famílias na organização e realização das atividades escolares dos alunos.

Orientações para a realização das atividades escolares dos alunos.

Voltar para Início

Publicações Educacionais

Abordagem Pikler destaca o brincar livre e o ritmo individual de cada criança

Roberta Cassará Scalzaretto / Canguru News

Para educadora, essa proposta torna o aprendizado uma jornada prazerosa e significativa

3 min de leitura

25 de novembro de 2024

Compartilhe:

Abordagem Pikler destaca o brincar livre e o ritmo individual de cada criança

Métodos de ensino eficazes não buscam moldar as crianças de maneira uniforme, mas sim respeitar o desenvolvimento biológico natural, o processo de aprendizagem individual e a singularidade de cada uma delas, afirma a educadora Roberta Cassará Scalzaretto, especialista em formação de professores da educação infantil.

Segundo Roberta, a abordagem criada pela pediatra austríaca Emmi Pikler, que valoriza o brincar livre e a autonomia, é um ótimo exemplo de como oferecer um ambiente propício ao desenvolvimento, em que as crianças expressam suas potencialidades e aprendem com confiança.

“O brincar livre é uma linguagem fundamental da infância. Ao ter liberdade para brincar e explorar, a criança não está apenas se divertindo, está desenvolvendo habilidades motoras, cognitivas e sociais de forma integrada”, explica a educadora. Ela ressalta que, em um ambiente escolar, muitas vezes esses momentos são subestimados, devido à preocupação de atender prazos e metas rígidas. Em contraste, a abordagem Pikler enfatiza a importância de a criança explorar suas potencialidades corporais e imaginativas, desenvolvendo suas habilidades motoras por si só, o que permite o fortalecimento de sua autoconfiança, o desenvolvimento da autonomia e, principalmente, o prazer em aprender e atuar no meio que o cerca, destaca Roberta.

Ao observar o desenvolvimento individual de cada criança e entender que há um ritmo biológico natural – como ela aprende a se equilibrar, a explorar o espaço ao seu redor e a solucionar problemas no brincar – os educadores são levados a redefinir o que significa ensinar. “A prática nos mostra que o respeito ao processo de aprendizagem individual é uma ferramenta essencial, promovendo não apenas o desenvolvimento motor e cognitivo, mas também habilidades emocionais como a paciência, resiliência e autoestima, muito importantes na educação especial”, aponta a formadora docente.

Para Roberta, esse respeito à individualidade reforça a importância de cada etapa do desenvolvimento. “Não se trata de buscar resultados imediatos ou compará-los, mas de criar experiências de aprendizado significativas e duradouras, adequadas a cada um, individualmente, ou seja, o desafio e a proposta de ensino, assim como as atividades, devem estar adequados àquela criança em específico, não podendo estar nem além, nem aquém do que ela tem potencialidade para solucionar.”

“A abordagem Pikler nos mostra que educar na primeira infância, é muito mais do que transmitir conhecimentos, é permitir que cada uma, juntamente com um adulto competente que lhe dá segurança emocional e física, descubra, construa e confie em seu próprio potencial”, conclui a especialista.

*Roberta Cassará Scalzaretto é especialista na formação de professores da primeira infância. Com formação em magistério, pedagogia e psicopedagogia, possui experiência em atender crianças com dificuldades de aprendizagem e altas habilidades intelectuais.

Mais Notícias

Uma a cada três crianças no mundo tem miopia, aponta estudo

Uma a cada três crianças no mundo tem miopia, aponta estudo

‘Dor do crescimento’: saiba quando é preciso ficar atento aos sintomas

‘Dor do crescimento’: saiba quando é preciso ficar atento aos sintomas

Criança neurodivergente: como lidar com o diagnóstico e dar apoio emocional

Criança neurodivergente: como lidar com o diagnóstico e dar apoio emocional