Background image

Conscientização das famílias sobre importância da participação ativa na vida escolar dos alunos.

Acompanhamento e monitoramento das atividades escolares dos alunos.

Apoio às famílias na organização e realização das atividades escolares dos alunos.

Orientações para a realização das atividades escolares dos alunos.

Voltar para Início

Publicações Educacionais

Autoconfiança: como incentivar nos filhos desde os primeiros meses de vida

Canguru News

Neurocirurgião dá 5 dicas para desenvolver essa habilidade socioemocional

3 min de leitura

18 de novembro de 2025

Compartilhe:

Autoconfiança: como incentivar nos filhos desde os primeiros meses de vida

É importante dar espaço para que as crianças explorem, arrisquem e ganhem autonomia

Desde os primeiros meses de vida, os estímulos que o bebê recebe do ambiente e das figuras materna e paterna são fundamentais para que ele desenvolva uma percepção positiva de si mesmo. "A autoconfiança nasce das interações com os pais, uma relação baseada em amor e proteção, na qual eles incentivam seus filhos a expressar o que sentem e a conversar sobre seus sentimentos", comenta o neurocirurgião e especialista em desenvolvimento infantil, André Ceballos.

 

Ele ressalta que cabe aos pais fornecer meios para que os filhos adquiram essa habilidade na infância, visto que representa uma base muito importante para o desenvolvimento social e emocional da criança. “A autoconfiança contribui para que as crianças se tornem adultos mais seguros, responsáveis e felizes”, explica o médico. Abaixo, ele dá cinco dicas para estimular a autoconfiança dos pequenos desde cedo.


 

1 - Seja um exemplo

Não é segredo nenhum que as crianças aprendem muito observando. Os pais precisam, antes de tudo, ser autoconfiantes para que seus filhos sejam pessoas confiantes desde cedo. Pais que demonstram segurança, positividade e autoconfiança inspiram os filhos a desenvolver essas mesmas atitudes.

 

 

2 - Demonstre amor

Há várias formas de demonstrar amor: um toque físico, um olhar, um abraço e, principalmente, palavras de afirmação. Elas são fundamentais para que as crianças se sintam acolhidas. O bebê ainda não entende as palavras, mas compreende o afeto e essa conexão cria a base da autoconfiança.


 

3 - Lembre que erros fazem parte do aprendizado

Seja em uma brincadeira, fazendo a lição de casa ou aprendendo algo novo, a criança em algum momento vai cometer um erro. Por isso, é importante que os pais permitam que ela erre e não a repreendam quando isso aconteça, mas a incentivem a fazer de novo e estejam juntos para apoiá-la.


 

4 - Dê espaço para a autonomia

A partir dos dois anos, a criança já começa a buscar mais independência: ela quer comer, brincar, andar ou escolher as suas roupas sozinha. É importante estimular esses comportamentos, com supervisão e atenção caso ela necessite de ajuda. Tenha em mente porém que conforme os filhos vão crescendo, mais autonomia eles devem ter.

 

 

5 - Incentive o altruísmo

Ensinar a criança a pensar no outro é uma forma poderosa de fortalecer a autoconfiança. Atitudes simples como compartilhar brinquedos, ajudar um amigo ou cuidar de um animal de estimação, fazem com que ela perceba o impacto positivo das próprias ações.

 

"Quando a criança entende que é valorizada, que seus sentimentos são importantes e que ela pode se expressar livremente, ela desenvolve um senso de propósito e valor pessoal. Isso reforça sua autoestima e a faz se sentir capaz de fazer a diferença no mundo", finaliza o neurocirurgião.

Mais Notícias

86% das pessoas já sofreram bullying no ambiente familiar

86% das pessoas já sofreram bullying no ambiente familiar

Criança cansada e sem apetite: sinais podem indicar uma infecção intestinal

Criança cansada e sem apetite: sinais podem indicar uma infecção intestinal

6 a cada 10 pais têm dificuldade em acompanhar a vida digital dos filhos

6 a cada 10 pais têm dificuldade em acompanhar a vida digital dos filhos