Publicações Educacionais
Vínculo com o professor favorece propósito de vida do aluno, diz estudo
Canguru News
Avaliação contou com mais de 500 mil respostas de professores e alunos

Competências socioemocionais ajudam alunos a lidar melhor com reações adversas
O vínculo entre professor e aluno é fundamental para desenvolver o propósito de vida do estudante, conceito relacionado à capacidade de estabelecer objetivos e trabalhar em direção a eles. Os dados são de um estudo inédito que reuniu mais de 500 mil respostas de alunos e profissionais de educação de cinco redes públicas de ensino básico de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pará e São Paulo.
Segundo o relatório, poder falar sobre suas emoções impacta positivamente o propósito de vida — o qual é necessário para planejar o futuro profissional e pessoal com mais consciência. Os jovens que têm essa abertura ao diálogo em casa apresentaram índices de propósito de vida 20% maiores do que aqueles que não têm essa possibilidade. Já na escola, aqueles que conversam com os professores sobre seus sentimentos possuem, em média, índices de propósito de vida 16% maiores que os demais.
"Entre os principais fatores identificados pela pesquisa estão a construção de vínculos positivos com adultos de referência, como familiares e professores, e o fortalecimento das competências socioemocionais, que ajudam crianças e adolescentes a lidar melhor com situações adversas dentro e fora da escola", avalia a presidente do Instituto Ânima, Daniele Paz.
Essas competências, que incluem convivência respeitosa, tomada de decisões conscientes e a habilidade de gerir emoções, representam 54,9% da influência sobre o desenvolvimento do propósito de vida, segundo o estudo. A qualidade da relação com o docente responde por 14,7%, sendo o segundo fator mais relevante. Outros aspectos compreendem saúde mental (14,5%), apoio familiar (11%) e características individuais (4,7%).
A análise intitulada "Pesquisa diagnóstica de competências socioemocionais e propósito de vida", foi conduzido pelo Instituto Ânima em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social (Lepes) da Universidade de São Paulo (USP).
Saúde mental
O estudo mostrou que mesmo que o estudante esteja passando por dificuldades emocionais, ele pode se beneficiar do vínculo com o docente. "Uma boa relação com o professor pode atuar como fator protetivo e contribuir com o engajamento do aluno no futuro", explica Daniele. Entre os fatores de risco à saúde mental que podem influenciar o desenvolvimento do propósito de vida dos alunos, dentro e fora da escola, o estudo identificou que:
26% já sofreram bullying;
29% acreditam que a saúde mental é afetada pelos estudos;
24% se sentem pressionados a atender um padrão de beleza;
21% se dizem angustiados com a situação financeira do lar;
16% se sentiram sozinhos no último ano;
13% se sentem compelidos a seguir algum comportamento visto nas redes sociais.
Professores
Entre os elementos que influenciam o propósito no trabalho para os docentes estão a saúde mental e a autoeficácia, que é a crença que o professor tem em sua própria capacidade de organizar e executar as ações necessárias para alcançar os resultados desejados com os alunos. Além disso, professores que sentem que podem contar com seus colegas apresentam indicadores mais altos de propósito no trabalho e de saúde mental.
A iniciativa surgiu das ações do Laboratório de Inovação em Políticas Públicas Educacionais (Lippe), do Instituto Ânima, em parceria com o programa Papo de Cabeça, apoiado pela Z Zurich Foundation.



