PROJETO VOLUNTÁRIO DE REFORÇO ESCOLAR, DA COMUNIDADE FAZENDINHA, EM OSASCO.

O projeto vem sendo desenvolvido a partir da iniciativa da coordenadora pedagógica Cintia Helena dos Santos da escola EMEIEF FREI GASPAR DA MADRE DE DEUS, e conta com o apoio das professoras da unidade escolar.

Por: Marcela Faria /| Equipe Escola na Minha Casa

Momento de muita reflexão e escuta

As ações têm como finalidade promover a conscientização das famílias sobre a importância de participar ativamente da vida escolar de seus filhos, por meio de reuniões com a comunidade a fim de promover momentos de escutas sobre as dificuldades que as famílias encontram para auxiliar o aprendizado escolar.

Os encontros são organizados pela líder comunitária Gina, responsável em convidar as famílias e preparar o espaço para as reuniões com cuidado, respeito e zelo para abordar questões importantes de interesse das famílias e da comunidade escolar, para que seja feito um trabalho eficaz, deve -se estar alinhado às difíceis realidades encontradas por ambas as partes e com isso, nestes encontros, são alinhados os assuntos para que se possa chegar ao objetivo.

Além dos encontros, o projeto que acontece dentro da própria comunidade Fazendinha, um espaço voltado para reforço escolar, também conta com o apoio da professora e mãe voluntária Maria Sandra, que ministra estas aulas para as crianças que apresentam baixo rendimento escolar. “O projeto voluntário além de importante para o processo educacional das crianças é essencial  para a integração família e escola, que quanto mais unida estiver, mais torna real a valorização do professor e do conhecimento”, afirma a gestora Cintia Helena.