A CRECHE RECANTO ALEGRE REALIZOU UM IMPORTANTE PROJETO DE CONSCIENTIZAÇÃO, AGORA NO MÊS DE NOVEMBRO.

O projeto “Novembro Negro - Maleta Viajante”, traz a literatura Infantojuvenil com foco na Educação Antirracista.

Por: Daniela Kiiota | Equipe Escola na Minha Casa

Alunos e suas atividades

As atividades deste projeto têm como finalidade ensinar os educandos sobre a história africana e afro-brasileira com leitura de obras que permitam as crianças terem referências de pessoas negras, essenciais à sociedade, além de ensinar sobre a África livre de estereótipos.

Durante os meses de setembro à novembro, as professoras Alynne Alves Szepanski Moreira, Patrícia Noce, Bárbara dos Santos Pereira e Monique de Souza Ramos Santana envolveram os alunos do Maternal II A, da Creche Recanto Alegre, em atividades de leitura e interpretação de livros sobre as culturas africanas e afro-brasileiras; além de confeccionarem bonecos de pano em família.

Os educandos levavam para casa uma maleta onde continham livros que relatavam histórias de personagens envolvidos com as culturas africana e afro-brasileira.

Uma tarefa de casa fez com que pais e filhos explorassem suas imaginações, desenvolvendo habilidades criativas, em conjunto. O boneco personalizado permitiu que as crianças compartilhassem os saberes adquiridos em sala de aula, além de envolver os pais e responsáveis no estímulo do interesse das crianças pela leitura. Por meio do compartilhamento de livros e histórias infantis, juntamente, com a atividade de confecção dos bonecos com a família, foram proporcionados verdadeiros momentos prazerosos com a literacia familiar.

“As professoras conseguiram proporcionar às crianças uma interação positiva, além de aproximar os pais na confecção dos bonecos com os filhos. A leitura das obras fez com que muitas crianças se reconhecessem e isso traz de forma positiva a quebra dos estereótipos.”- diz gestora Patrícia.

Em depoimento sobre as atividades, a mãe Damarys Alyni Monteiro, relata a animação do filho em participar desta ação.

“O Murilo ficou muito empolgado em ler o livro. Ele gosta bastante de histórias. Passou o final de semana pedindo para lermos para ele e ficou encantado com a história do personagem Gabriel. A confecção do boneco foi bem divertida, tanto para ele, quanto para nós, pais.” E ainda acrescenta “Foi um momento bem especial! Gostamos dessas atividades que envolvem a família”.