PROJETO CANTINHO SONORO DA CRECHE OLGA CAMOLESI PAVÃO

O projeto, Cantinho Sonoro, aconteceu no período de agosto a setembro de 2003, na unidade escolar, Creche Olga Camolesi Pavão.

Por: Daniela Kiiota | Equipe Escola na Minha Casa

Alunos explorando o Cantinho Sonoro

A proposta do projeto foi proporcionar uma imersão no mundo sonoro infantil. A parceria entre professores, familiares e a comunidade, trouxe questões ecológicas e de sustentabilidade, através das doações dos materiais recicláveis para a construção dos objetos que contribuiu para a elaboração do espaço físico apropriado para ação, dentro da unidade escolar.

O comprometimento dos professores desempenhou um papel crucial ao possibilitar a concretização das atividades planejadas. Já em prática com os alunos, o professor João Paulo da Silva, do Maternal IIB, explorou as possibilidades lúdicas deste projeto com a sua turma, através dos sons, atividades e brincadeiras no espaço construído.

Com as atividades que podem ser exploradas neste trabalho, é possível conduzir as crianças a exercitarem sua autonomia na construção de suas identidades e cultura infantil, tornando a junção do sonoro com o lúdico uma atividade exploratória com muito mais significado para as crianças.

O projeto, destaca-se não apenas por sua abordagem inovadora do mundo sonoro, mas também por promover conscientização ambiental e sustentabilidade. Ao integrar a comunidade escolar e explorar aspotencialidades lúdicas, o “Cantinho Sonoro” deixa um legado valioso, contribuindo para o enriquecimento educacional das crianças envolvidas.

“O projeto desenvolvido trouxe uma consciência musical para os alunos. E sempre quando os professores levam as crianças para o ‘Cantinho Sonoro’, elas exploram todos os objetos construídos com os materiais recicláveis” – diz diretora Vera.