CANTINHO DA LEITURA DA ESCOLA CEMEI SALVADOR SACCO

No período entre agosto e dezembro de 2023, a escola CEMEI Salvador Sacco, foi palco de uma iniciativa notável liderada pelas professoras Maria de Fátima Oliveira e Zenaide Nascimento dos Santos. O projeto intitulado "Cantinho da Leitura" teve como foco principal despertar o interesse e o amor pela leitura nas crianças da turma do Jardim e Pré.

Por: Daniela Kiiota | Equipe Escola na Minha Casa

Crianças explorando o novo cantinho de leitura dentro da sala de aula

As professoras, realizaram um trabalho maravilhoso com a construção de um "Cantinho da Leitura", incentivando o interesse em livros nas crianças por meio de um espaço criativo, aconchegante e estimulante.

A prática da leitura, traz muitos benefícios aos leitores e quando estimulada desde a infância os impactos podem ser muito mais positivos. Ao estimular o interesse pelas histórias, as crianças puderam desenvolver habilidades fundamentais incluindo a memória, concentração, raciocínio, criatividade e interpretação, além de estimular a linguagem oral e a escuta.

Com esses objetivos, a equipe também construiu um ambiente na sala de aula atrativo e lúdico, despertando nas crianças o encantamento para o momento da história, da leitura ou até mesmo das brincadeiras, pois o brincar também deve ser uma atividade que atinja outros desenvolvimentos na criança, tais como a socialização, o desenvolvimento em habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais. Podendo explorar seus sentimentos e as vivências do dia-a-dia.

A gestora, Simone Cristine Azarias da Silva Ferreira, destacou que esse projeto encantador, promoveu a interação do grupo, pois outras salas utilizaram o espaço motivando os professores a realizarem outros projetos, a socialização dos alunos e o repertório de conhecimento de palavras das crianças, além da criatividade e imaginação.

"Apresentamos aos nossos colegas de equipe o objetivo de criarmos um cantinho de leitura, e assim trazer uma mudança atrativa aos nossos alunos, nas salas de aula. Os colegas adoraram a ideia e nos apoiaram com a construção deste novo ambiente com muito incentivo." - relata a professora responsável pelo projeto, Maria de Fátima.

O Projeto "Cantinho da leitura", não apenas atingiu seus objetivos ao estimular o interesse pela leitura nas crianças, mas também serviu como inspiração para novos projetos educativos. A criação de um ambiente atrativo e lúdico demonstrou ser uma estratégia eficaz para promover o desenvolvimento integral das crianças desde a mais tenra idade, contribuindo para um futuro mais enriquecedor e estimulante.