TRANSFORMANDO SUCATA EM SABEDORIA: PROJETO COMPUTAÇÃO DESPLUGADA E PLUGADA DA EMEIEF FREI GASPAR DA MADRE DE DEUS

O projeto Computação Desplugada e Plugada, da EMEIEF Frei Gaspar da Madre De Deus, ensina computação sem tecnologia, utilizando a cultura maker.

Por: Andréa Antoniassi e Daniela Kiiota | Equipe Escola na Minha Casa

Alunos dedicados explorando o universo através da cultura maker, transformando ideias em inovação!

Com início em fevereiro deste ano, a escola juntamente com os alunos do 10 ao 50 ano da EMEIEF Frei Gaspar da Madre De Deus, sob a orientação da professora Márcia Torres de Almeida, ensina conceitos fundamentais de computação sem a necessidade de computadores ou dispositivos eletrônicos.

Através do projeto E-lixo, que acontece paralelamente, surgiu a necessidade de obter insumos para complementar os trabalhos dessa ação que se iniciava, além de conscientizar a comunidade sobre o descarte correto do lixo eletrônico, que muitas vezes não tem mais utilidade para ninguém. Este trabalho é uma oportunidade para todos aprenderem sobre os benefícios da reciclagem, como a redução da extração de matérias-primas, preservação dos ecossistemas e mitigação das mudanças climáticas. Além da reciclagem ajudar a reduzir a poluição e a proliferação de doenças.

As atividades realizadas em todo processo incluem jogos, desafios e quebra-cabeças, feitos com materiais simples, visando desenvolver criatividade, raciocínio lógico e consciência ambiental, promovendo o descarte correto de E-lixo.

Dividido em quatro pilares: sucata, circuitos elétricos, robótica com sucata e robótica com Arduino, que é uma plataforma criada para ajudar com projetos de eletrônica e programação. Atualmente, os alunos estão na fase 3 do projeto. As propostas são aplicadas de acordo com o planejamento. Os alunos trazem diversos tipos de sucatas, tampinhas, palitos, papelões, caixas, bandejas de isopor e outros. Todas as ações acontecem durante as aulas de informática, tanto na sala, quanto no pátio, proporcionando um ambiente onde os alunos podem refletir e se inspirar em suas criações.

A professora Márcia destaca que, o objetivo é desenvolver competências alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 12, que visa assegurar padrões sustentáveis de produção e consumo. E utilizando sucata e componentes de E-lixo, a escola encontrou uma maneira de transformar lixo em material útil.

Estimular a criatividade, o raciocínio lógico e a resolução de problemas, além da conscientização ambiental, é fundamental para o projeto", afirmou a professora. A coordenadora Nicolle A. de S. Nascimento acrescentou que "conscientizar os estudantes e a comunidade sobre o tratamento correto do lixo eletrônico, demonstrando diversas formas de utilizar materiais acessíveis de maneira útil, é um dos principais objetivos do projeto."

Com a certeza de que esse lindo projeto traz grandes benefícios a sociedade, a escola continuará com as atividades até setembro deste ano, encerrando com uma exposição para compartilhar os trabalhos realizados e terão a oportunidade de apresentar a seus familiares e amigos, várias soluções úteis ao dia a dia de cada família.