CULTURA MAKER SUSTENTÁVEL: REPENSANDO O FUTURO COM ROBÓTICA E RECICLAGEM NA EMEF PROF. MAX ZENDRON

Este texto descreve a iniciativa inovadora da EMEF Prof. Max Zendron, liderada pela professora Luciana Maria dos Santos. Abordou como a integração da Cultura Maker com a sustentabilidade robótica, envolvendo sucata e reciclagem, engajou os alunos e os preparou para os desafios do século XXI, compartilhando os resultados inspiradores desta jornada educacional.

Por: Andrea Antoniassi e Daniela Kiiota | Equipe Escola na Minha Casa

Orgulho e dedicação: o robô finalizado pela turma

Nos últimos anos, tem havido um crescente reconhecimento da necessidade de repensar as abordagens tradicionais de ensino para promover um engajamento mais profundo e duradouro dos alunos. O objetivo principal é ofertar uma abordagem pedagógica que estimule o engajamento dos alunos de maneira significativa e duradoura, promovendo autonomia, curiosidade, trabalho em equipe e protagonismo.

Durante os meses de março a outubro de 2023, a EMEF Prof. Max Zendron, sob a orientação da professora Luciana Maria dos Santos, e contando com a participação ativa dos alunos do Ensino fundamental, das turmas do 1º ao 5º ano, tanto no período da manhã quanto no da tarde, embarcou em uma jornada transformadora. O projeto "Cultura Maker e seus Artistas Digitais: Criando e Inovando com Sustentabilidade", desenvolvido na disciplina de Arte, não apenas demonstrou o compromisso da escola com a inovação educacional, mas também destacou seu papel na promoção da responsabilidade social e ambiental.

Durante esse período, os participantes tiveram a oportunidade de explorar o conceito de cultura maker, mergulhando no mundo da criatividade e da inovação. Utilizando materiais como sucatas e materiais recicláveis, eles foram desafiados a criar jogos e brinquedos, combinando a robótica com a sustentabilidade. Essa abordagem não apenas proporcionou uma experiência prática e divertida, mas também incentivou a reflexão sobre questões ambientais e a importância da reutilização de recursos.

Com a ideia de fomentar a criatividade, inovar o ensino da Cultura Maker e valorizar a aprendizagem, os alunos iniciaram um trabalho que os prepara para um mercado de trabalho dinâmico, através da colaboração e contribuição comunitária, podendo desenvolver habilidades socioemocionais com a resolução de problemas e o estímulo do pensamento sustentável. Com materiais reaproveitados, como lixo eletrônico e recicláveis, todas as atividades foram realizadas pelos próprios alunos, onde puderam confeccionar brinquedos e artefatos úteis, para colocarem em prática no ambiente escolar e também em casa.

A proposta da EMEF Prof. Max Zendron aumentou o engajamento dos alunos através de trabalho em equipe e cocriação, estimulando autonomia e pensamento crítico. Projetos interdisciplinares desenvolveram competências socioemocionais e promoveram liderança, cooperação e interação com o ambiente e a sociedade.

A robótica tem amplos impactos, desde a indústria até atividades domésticas, incentivando o desenvolvimento de habilidades que moldam escolhas futuras. Além de facilitar tarefas cotidianas, como iluminação e comunicação, ela promove a interação familiar e escolar. O reaproveitamento de sucatas traz benefícios ambientais, economizando recursos e incentivando a redução do lixo. Estimular essas práticas é essencial para preservar o meio ambiente e impulsionar serviços acessíveis à comunidade.

Todos esses benefícios e resultados, podemos constatá-los através dos depoimentos de pessoas envolvidas neste trabalho, como o relato da Michele, mãe da aluna Yasmin, do 5º ano B: “Gostaria de deixar registrado o excelente trabalho que a professora Luciana de Artes vem fazendo com os alunos. Minha filha amou as aulas, chegava em casa contando as novidades que aprendeu e fez com a professora. Um dos projetos, era um robô feito com recicláveis, ela ficou emocionada quando o robozinho andou. Agradeço a professora por inovar as aulas e acreditar nas crianças”.

E para concluir os testemunhos da boa ação realizada pela equipe, professora e alunos da escola, a gestora destacou: “A professora é comprometida, muito dinâmica, buscou formações pessoais, adquiriu materiais, realizou o projeto envolvendo todos os alunos do 1º ao 5º ano, com lindos trabalhos!!! Só elogios! Parabéns!” - Anna Paula Faccioli, Coordenadora Pedagógica.

Essa iniciativa é como uma festa que não pode acabar! Precisamos que ela se torne parte do dia a dia das crianças para continuar inspirando e motivando novas turmas. Os alunos envolvidos são verdadeiros protagonistas, mostrando como a mistura entre Cultura Maker e sustentabilidade torna o aprendizado mais divertido e significativo. Eles estão se preparando para serem os líderes do futuro, prontos para enfrentar qualquer desafio com soluções inovadoras e sustentáveis!