CULTIVANDO SABERES: O PAPEL DA HORTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA CRECHE PROFESSORA SILVIA FERREIRA FARAH

O projeto "Horta na Escola" da Creche Professora Silvia Ferreira Farah visa proporcionar às crianças uma experiência educativa enriquecedora, onde possam descobrir o sentido do mundo ao seu redor por meio de atividades participativas, estimulando o aprendizado sobre alimentação saudável e hábitos sustentáveis. Em conformidade com a Lei Nº4623, o projeto envolveu alunos dos berçários e maternais, permitindo-lhes participar ativamente de atividades práticas como plantio, cultivo e observação de fenômenos naturais, promovendo a conscientização sobre a importância da natureza e da alimentação equilibrada.

Por: Daniela Kiiota e Rose Silva | Equipe Escola na Minha Casa

Crianças cultivando a terra: aprendizado e diversão no projeto Horta na educação infantil.

De setembro a dezembro de 2023, os educadores da Creche Professora Silvia Ferreira Farah, em colaboração com alunos dos berçários e maternais, implementaram o projeto "Horta na Escola". Durante esse período, as crianças participaram ativamente de atividades que incluíam experimentar, levantar hipóteses, medir, comparar e observar fenômenos naturais como a chuva, a luz do sol e o crescimento das hortaliças. Essas atividades permitiram que as crianças manipulassem e experimentassem de maneira prática, promovendo descobertas importantes sobre alimentação e hábitos saudáveis.

Um dos pilares fundamentais do projeto foi a inclusão das famílias e da comunidade escolar no processo de plantio, cultivo e consumo das hortaliças. Este envolvimento proporcionou momentos enriquecedores de aprendizado coletivo, fortalecendo os laços entre a escola, os alunos e suas famílias, e promovendo a conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável. Na jornada de crescimento das crianças, a escola desempenha um papel central, sendo o ambiente onde passam grande parte de seu tempo e onde têm a oportunidade de explorar e compreender o mundo ao seu redor.

De forma divertida e participativa, as crianças aprenderam sobre a importância do preparo do solo, da plantação das hortaliças, do seu desenvolvimento, higienização e preparo para o consumo. Os assuntos sobre essa construção foram abordados em sala de aula, em roda de conversa e realizando o plantio de sementes e mudas, cultivando e preparando para o consumo.

A horta escolar é importante para a escola, podendo trazer interação das crianças com o meio natural, além de produzir legumes e verduras. Esse projeto foi trabalhado o ano passado na escola, onde o meu filho Théo, do maternal ll C participou. Achei o projeto bacana, onde visa incentivar as crianças a prestarem atenção na natureza, suas diversas formas, cores, cheiros e sabores. Aprendendo a cultivar e colher a horta, estimulando o gosto pela alimentação saudável” – relatou mãe do Theo do maternal II C.

Ao proporcionar experiências significativas, como esta, o projeto Horta na escola da Creche Professora Silvia Ferreira Farah não apenas contribui para o desenvolvimento acadêmico, mas também desempenha um papel crucial na formação social e cultural dos alunos. Um aspecto vital desse processo é a conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável, que fornece os nutrientes essenciais para o seu crescimento e desenvolvimento físico e mental.

O testemunho dos pais e reconhecimento da gestão escolar, destacam a importância desse tipo de iniciativa para a formação integral das futuras gerações, que são capazes de compreender, valorizar e contribuir para um estilo de vida saudável e sustentável.

Podemos perceber o entusiasmo de todos no dia a dia com o cuidado e com a colheita. Foi notório a todos como é necessário que ocorra projetos como este dentro da escola, que conte com a participação coletiva para que as crianças percebam a importância do cultivo da horta de forma efetiva reconhecendo que é importante, visto que todos atuam para que o mesmo aconteça” – disse a gestora Nara Costa Lima de Abreu.

Ao colaborar para proporcionar experiências enriquecedoras e promover hábitos saudáveis desde a infância, a escola não apenas cumpre sua missão educacional, mas também contribui para a formação integral e o bem-estar das futuras gerações.