“ÁGUA LIMPA, MENTES ABERTAS: TRANSFORMANDO CIÊNCIA EM AÇÃO NA EMEF JOÃO GUIMARÃES ROSA”

A EMEF João Guimarães Rosa, junto aos alunos do 3º ano B e com o auxílio da professora Joice Aparecida Nogueira em aulas de Ciências, desenvolveu um projeto para promover interação dinâmica e fortalecer laços com a comunidade. As atividades incluíram práticas de limpeza e purificação da água, destacando a importância da educação ambiental.

Por: Andréa Antoniassi e Daniela Kiiota | Equipe Escola na Minha Casa

Alunos do 3º ano B em ação pelo meio ambiente!

O projeto visou sensibilizar os alunos sobre a dependência da vida do ambiente, incentivando práticas sustentáveis. A professora Joice utilizou experimentos científicos para despertar o interesse dos alunos, integrando outras disciplinas através de contos e atividades interdisciplinares.

Os alunos participaram de atividades práticas como observação de amostras, experimentação com substâncias e medição, utilizando materiais recicláveis e recursos didáticos variados. Uma das atividades envolveu a simulação da purificação da água, utilizando produtos simples e educativos.

A coordenadora Rosana Cristina Evaristo faz o seguinte relato: “A professora Joice Aparecida Nogueira fez uma excelente escolha na temática das aulas de Ciências com este projeto. Com poucos recursos, conseguiu abranger as habilidades de uma forma que envolveu os discentes, impulsionando a curiosidade dos alunos de forma lúdica.”

“Tanto a comunidade escolar quanto os alunos estão contentes com a abordagem temática das aulas, saindo do convencional da sala de aula, do livro e o caderno. Após o primeiro experimento estão ansiosos pelos próximos.”, disse a professora Joice Aparecida Nogueira, contente com o resultado e o empenho de seus alunos.

A continuidade do projeto ao longo de 2024 promete oferecer novas experiências e renovar o interesse dos alunos pelas disciplinas escolares pelo aprendizado, tornando o processo educacional mais dinâmico e envolvente.