EU SOU ALUNO NOTA 10: “CONSTRUINDO IDENTIDADE POR MEIO DA VIVÊNCIA DO FEEDBACK ESCOLAR”

A EMEF Professor Luciano Felício Biondo, em parceria com os alunos do 3º ano D, sob a orientação da professora Fabiana Rabassa Cassador, desenvolve o projeto “Construindo identidade por meio da vivência do feedback escolar”, com o apoio da equipe escolar e dos familiares. Esse projeto visa acompanhar a performance dos alunos ao longo do ano letivo, fortalecendo a relação entre escola e comunidade.

Por: Rose Silva e Andrea Antoniassi | Equipe Escola na Minha Casa

Os alunos do 3º D estão dedicados à elaboração de seu feedback.

O projeto tem como objetivo principal utilizar o feedback como ferramenta para valorizar conquistas e corrigir áreas de melhoria, promovendo o desenvolvimento das habilidades de autocorreção e autocrítica. A confiança mútua e o respeito entre os envolvidos são essenciais o sucesso desse projeto.

As atividades voltadas ao desenvolvimento socioemocional dos alunos, como fichas de autoavaliação, serão realizadas ao longo do ano. Além disso, serão considerados feedbacks da gestão, dos inspetores, dos funcionários de apoio, dos professores, dos pais e responsáveis e dos alunos, criando uma comunicação clara e respeitosa, que contribui para a identificação de dificuldades e melhoria do desempenho escolar.

A professora Fabiana Rabassa Cassador, ao iniciar o ano letivo de 2024, refletiu sobre os desafios de superar as barreiras entre professores, alunos, pais e comunidade escolar ao apontar áreas de melhoria, destacando a importância de ouvir diferentes perspectivas sobre o desenvolvimento escolar. Em sua fala, ela enfatiza: “Sabemos que, nos dias de hoje, um dos grandes desafios da sociedade é formar cidadãos conscientes, capazes de enfrentar desafios e de se autoavaliar, tomando decisões acertadas para suas vidas pessoais e profissionais. Com isso em mente, decidi desenvolver este projeto, que baseia-se na interação direta por meio de feedbacks”.

A coordenadora Viviane Dias Quiorato faz o seguinte relato: “Com o desenvolvimento do projeto, foram observadas mudanças de atitudes nos alunos e seus familiares, evidenciadas pelas devolutivas escritas das partes envolvidas ao longo do processo”.

A continuidade do projeto em 2024 busca proporcionar novas vivências que revitalizem o interesse dos alunos pelo conhecimento. Algumas mudanças de atitude já foram observadas, tanto nos alunos quanto em suas famílias, principalmente por meio das devolutivas recebidas ao longo do processo, o que favorece o ambiente escolar como espaço de crescimento e aprendizado contínuo.