PALESTRA DE SENSIBILIZAÇÃO “A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARENTAL”

Evento organizado pela Secretaria de Educação de Osasco em parceria com a empresa Planneta Educação, contou com a participação dos gestores da rede pública.

Por: Jacqueline Lopes | Equipe Escola na Minha Casa

Palestra de sensibilização na rede municipal de Osasco, ministrada por Isa Minatel

No dia 25 Abril de 2022, no Centro de Formação de Osasco, aconteceu a palestra com o tema "A Importância da Educação Parental para o desenvolvimento da Aprendizagem", conduzida pela psicopedagoga Isa Minatel. O evento organizado pela Secretaria de Educação de Osasco em parceria com a empresa Planneta Educação, contou com a participação dos gestores da rede pública e teve como objetivo a sensibilização dos educadores sobre a relevância da Educação Parental para um aprendizado significativo.

De acordo com a palestrante, nos dias atuais, pais e/ou responsáveis que tem o desejo de alcançar resultados transformadores no processo educacional de seus filhos, precisam investir em estudos sobre o tema, isso porque a Educação Parental pode ser uma importante ferramenta para criar e desenvolver laços afetivos através de recursos que promovam o bem estar e respeito mútuo, além de favorecer o aprendizado e desenvolvimento emocional e físico de crianças e adolescentes, tanto no ambiente familiar, quanto o ambiente escolar.

Neste sentido Isa Minatel, evidencia que os benefícios da Educação Parental não param por aí, isso porque a ferramenta pode ser vista como fonte de esperança para que as pessoas se conscientizem e se sensibilizem frente ao assunto e propaguem informações que possam transformar a sociedade e o mundo, a começar pela mudança nas relações familiares que se tornam mais afetivas e solidas. “Nós somos humanos e quanto mais entendermos sobre o ser humano, melhor e mais acessível e saudável será a relação”.

Foi um tempo precioso, no qual todos os envolvidos tiveram a oportunidade de compreender a efetividade da Educação Parental e também ampliar  o olhar acerca do quanto o projeto Escola na Minha Casa, pode contribuir de forma significativa para a fundamentação da pratica junto às famílias e auxiliar os educares da rede, no processo de se estabelecer uma parceria efetiva entre família e escola.