PROJETO LER, CONVIVER E APRENDER

Professores da rede municipal de Osasco, da escola EMEI DÉSCIO MENDES estão desenvolvendo um projeto que visa incentivar a leitura das crianças desde cedo.

Por: Jacqueline Lopes | Equipe Escola na Minha Casa

A leitura faz parte do nosso cotidiano e está presente na formação social do indivíduo.

O projeto tem o propósito de despertar experiências que viabilizam o contexto da leitura familiar, resgatando interações e propiciando momentos de escuta, diálogo e acolhimento, além do apoio familiar e a promoção do desenvolvimento geral da criança.

Através da leitura as crianças encontram diversas possibilidades, descobrem novos mundos e brincadeiras, estimulam o imaginário e a criatividade. Sobretudo, incentiva a criança a contar e criar suas próprias histórias, evidenciando suas descobertas e afirmando seus conhecimentos adquiridos.

Assim, a leitura faz parte do nosso cotidiano e está presente na formação social do indivíduo. Cabe ressaltar que através da leitura podemos desenvolver o senso crítico, desconstruir barreiras e ampliar o repertório de possibilidades e visões que serão necessários para exercer a cidadania.

Segundo a autora Maria Helena Martins (1994), a leitura não é apenas um simples aprendizado, ela vai além, pois possibilita a conquista de autonomia e também a ampliação de novos horizontes. E isso permite ao indivíduo uma melhor compreensão do universo.

Sabemos que mesmo nos dias atuais, com a informação se propagando de maneira mais ampla e rápida, ainda encontramos muitas pessoas analfabetas, e outras que sabem ler e escrever, mas não conseguem compreender o que estão lendo. E por isso, quanto antes iniciarmos o hábito de leitura, melhor será para as crianças desenvolverem a proficiência de leitura e interpretação, consequentemente ampliando a compreensão de mundo e repertórios necessários para o futuro.