A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Foi o tema da palestra da psicopedagoga Isa Minatel, na tarde do dia 12 de agosto de 2022, na escola CEMEI Yolanda de Sá Battiston em uma ação  desenvolvida em parceria com a empresa Planneta Educação. Compreende-se Educação parental como um movimento novo e promissor que tem como finalidade, quebrar crenças cristalizadas que culpabilizam e realizar ações que apoiem as famílias no processo de desenvolvimento dos seus filhos.

Por: Marcela Faria / Escola na Minha Casa

Famílias na palestra da psicopedagoga Isa Minatel

A palestrante Isa Minatel contextualizou informações importantes em formato de bate papo com as famílias, onde as mesmas, ao término do evento se sentiram à vontade para compartilhar suas experiências com os filhos, numa maneira de demonstrarem a conscientização frente ao assunto apresentado.

O tema da palestra teve uma boa aceitação por todos que ali estiveram presente, complementando as ações organizadas para o “Dia da família”; momento este em que a escola convida a comunidade para homenageá-la e fortalecer laços importantes para o processo de aprendizagem dos alunos.

Segundo a gestora Maria Aparecida de Siqueira, o envolvimento da família no ambiente escolar é sem dúvida um componente essencial no processo de desenvolvimento da criança. "Eventos como este é fundamental para incentivar a comunidade a estar mais próxima e envolvida em ações que venham fortalecer o trabalho desenvolvido pela escola, além de estreitar laços entre professores, alunos, pais e gestores", afirma.

Ações como esta fazem com que os elos da corrente que firma entre a escola e a família se tornem imprescindíveis para o processo de aprendizagem, isso porque as famílias podem aprender recursos que intensificam laços de afetividade com seus filhos, desenvolvendo respeito mútuo, e bem estar emocional e físico aos educandos.