Osasco 60 anos: a história da Cidade

No dia 19 de fevereiro de 1962 ocorria a emancipação da Vila Osasco, tornando-se oficialmente a cidade de Osasco.

Por: Livia Tirone / Escola na Minha Casa

Cidade de Osasco. Imagem de Marcelo Deck

Antes de se tornar cidade, Osasco era apenas um bairro da capital. No dia 19 de fevereiro de 1962 aconteceu a emancipação de Osasco. Para entender toda a história de Osasco até sua emancipação, é necessário conhece-la desde sua formação.

Desde 1634, segundo registros históricos, já existia um povoamento nesta área que hoje é conhecida pela cidade de Osasco. Esta área fazia parte da rota dos bandeirantes, por conta disso, as terras do bairro pertenciam ao Bandeirante Antônio Raposo Tavares.

No final do século XIX, mais especificamente em 1872, um imigrante italiano, Antônio Agu, adquiriu algumas terras na região, e com isso iniciou-se o processo de transformação até chegar na cidade que conhecemos hoje em dia.

Antônio Agu, iniciou em suas terras a produção de tijolos e passou a vender areia, telhas e tijolos para a ferrovia Sorocabana. Para trabalhar no local, chegaram famílias advindas de outros países e estes foram se instalando às margens da estrada de ferro, que servia para o transporte de cargas da região

Devido ao sucesso dos negócios, logo Agu fundou as fábricas de papelão e tecido. Com isso, houve um grande aumento populacional e de produção na região, o que fez com que Agu construísse uma estação ferroviária em suas terras, com o intuito de comercializar seus produtos para outras regiões, e a doou à Sorocabana. Seu único pedido foi que a ferrovia fosse oficializada como “Estação Osasco”, em homenagem a sua cidade natal, na Itália.

O grande marco histórico de Osasco ocorreu em 1918, quando a vila do KM 16 foi elevada à categoria de distrito da cidade de São Paulo, devido ao crescimento de sua economia.

A Economia continuava a crescer e se desenvolver. Em 1929, com a instalação da Fábrica de Fósforo Granada e a oficina da Soma (Cia Sorocabana de Material Ferroviário) a economia ganhou um novo e grande impulso.

Em 29 de Março de 1931, a Igreja Matriz de Santo Antônio de Osasco, hoje Catedral de Santo Antônio, foi inaugurada.

Nas décadas de 1940 e 50 empresas de grande porte começaram a chegar à região, o que ajudou a escrever o nome de Osasco como um dos principais polos industriais do país.

Devido a todo esse crescimento econômico e populacional, em 1944 Osasco passou de “zona distrital” para “subdistrito” de São Paulo. Contudo, diversos problemas decorrentes de desenvolvimento econômico e populacional se acumulavam: faltavam serviços básicos para a população, como: transporte, hospitais e escolas. A população crescia, decorrente a economia, mas a cidade não acompanhava tal crescimento e as necessidades da população.

Com isso surgiu, então, a SADO (Sociedade Amigos do Distrito Osasco), que foi formada por moradores insatisfeitos. Em 29 de julho de 1944, a primeira diretoria da SADO foi elegida, tendo à frente “Reynaldo de Oliveira”.

Foi então que se iniciou o movimento emancipacionista, com a luta por melhores condições de vida. Em 1952, o movimento tornou-se mais atuante. No ano seguinte, foi marcada uma consulta popular em relação a ideia de emancipação, na qual a população deveria votar “sim” ou “não” à emancipação. Ao final da votação, apesar de toda campanha e esforço do SADO pela emancipação, o “não” venceu.

Apenas após 5 anos a luta pela emancipação foi retomada. Para haver plebiscito, segundo as leis da época, era necessário que pelo menos um terço dos eleitores de Osasco participassem da votação e se inscrevessem até o dia 30 de abril. Com a meta alcançada, a votação foi marcada para 21 de dezembro do mesmo ano.

Desta vez o “sim” ganhou. Dos 24 mil eleitores, 8 mil votaram, mas a votação ocorreu de forma conturbada. Segundo denúncias, moradores de outros distritos teriam votado em Osasco, o que era proibido por lei. Além disso, foram registrados votos de eleitores já falecidos. Com isso, o então prefeito de São Paulo, Adhemar de Barros, entrou com um mandado de segurança contra as primeiras eleições municipais.

Após muita briga, a disputa foi remarcada para 7 de janeiro de 1962. Contudo, um dia antes, o prefeito da Capital conseguiu um mandado no Supremo Tribunal Federal. Diversos protestos foram feitos pelos osasquenses, entretanto, nada aconteceu.

Com isso, a Vila Osasco, tornou-se um bairro esquecido de São Paulo. Sem pavimentação, sem rede de água e esgoto, transporte deficitário, apenas duas escolas públicas, nenhum mercado municipal, isso para 41 mil habitantes. Embora os defensores da emancipação alegassem que a autonomia traria progresso, muitos moradores desacreditavam nisso. Por isso, não demorou para que a cidade se dividisse em dois grupos: os “sim” e os “não” da emancipação.

Após muitas manifestações, lutas e até mesmo marcas à Assembleia Legislativa e ao Palácio do Governo, em 4 de fevereiro de 1962, as eleições finalmente ocorreram e Hirant Sanazar foi eleito o primeiro prefeito de Osasco.

No dia 19 de fevereiro, ocorreu a sua posse, o que tornou Osasco oficialmente uma cidade.

Fonte da imagem: https://osasco.sp.gov.br/prefeito-anuncia-programacao-do-aniversario-de-60-anos-da-cidade/