Por que, muitas vezes, não conseguimos deixar de gritar com os filhos?

“Ser mãe e pai é um dos papeis sociais mais desgastantes”, afirma a educadora parental Magda Gomes Dias

Por: Canguru News

"A paciência é algo que podemos desenvolver em nós e que pede investimento e dedicação", diz Magda Gomes Dias

Muitos pais tentam, mas não conseguem deixar de gritar com os filhos. Por qualquer motivo, explodem com as crianças e falam mais alto do que gostariam.   

Para a educadora parental portuguesa, Magda Gomes Dias, a paciência é algo que os pais devem desenvolver e que pede investimento e dedicação.“Alguns já nascem mais capazes do que outros, mas é também uma questão de autorregulação, conhecimento pessoal e pausa”, afirma Magda.

Ela lembra que a parentalidade é algo desafiador. “Ser mãe e pai é um dos papeis sociais mais desgastantes. Os níveis de cortisol nos pais conseguem ser superiores a um estudante na véspera de um exame ou de profissionais com muitas responsabilidades. Daí que o nosso ‘capital’ paciência esteja, com frequência, na reserva”, destaca a educadora parental.

Segundo Magda, uma criança pequena necessita de pais flexíveis, em boa forma, com o sono em dia e com boa dose de paciência para repetir 20 vezes a mesma coisa, numa só manhã. Mas pedir isso aos adultos é uma tarefa quase impossível .

E se criar filhos é algo complexo, ao mesmo tempo também traz muitas alegrias. Há recompensa maior do que estar descontraído em casa, batendo um bom papo em família? E o que dizer de quando resolvemos um conflito de maneira justa e honesta, tendo a oportunidade de acertarmos o caminho? Para a educadora portuguesa, melhor que isso, somente quando damos um beijo em nossos filhos, enquanto dormem – ou tudo isso junto!

Se está difícil, se você perde facilmente a paciência e não consegue lidar com os desafios das crianças, não deixe mais tempo passar. “Com toda a franqueza, tratam-se apenas de competências socioemocionais e, por isso, possíveis de serem aprendidas. Vai esperar que o tempo passe ou que o outro mude? Parentalidade, você já sabe, é sobre os pais. Tome, portanto, as rédeas da relação”, ressalta Magda.

© 2024 por Planneta Educação