20 podcasts inclusivos e gratuitos para crianças

Produzidos pelo Unicef, os programas em áudio integram o projeto "Deixa Que Eu Conto" e buscam apoiar a educação inclusiva nas escolas em tempos de pandemia

Por: Isadora Noronha Pereira /Canguru News

O programa "Deixa que Eu Conto", do Unicef, traz histórias, musicas e brincadeiras para crianças e famílias de todo o país, via rádio e internet

Uma série de 20 podcasts inclusivos foram lançados esta semana, com histórias, brincadeiras e entrevistas para crianças e famílias. Produzido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), os conteúdos são narrados por pessoas com deficiência e estão disponíveis em áudio – incluindo versões para o Youtube com legendas e Libras. Segundo a entidade, o objetivo é estimular a reflexão sobre a inclusão, em especial das crianças com deficiência. O Unicef informa que as vozes, as histórias e as atividades propostas nos programas levam em consideração a diversidade e as possibilidades de uma cidade e uma escola mais inclusivas. O objetivo, diz o fundo, é não deixar ninguém de fora e reforçar a importância da inclusão de forma divertida e natural para o público infantil.

Programas para pais e filhos

O material faz parte do projeto “Deixa que Eu Conto”, um conjunto de 206 programas no formato de podcasts para famílias e crianças em idade de frequentar a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. Os programas são apresentados por artistas populares, cantores e contadores de histórias e trazem músicas, brincadeiras, atividades e histórias inspiradas na cultura popular, em especial do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira. Assim, destacam sua fauna, flora, crenças e seus povos tradicionais, além dos programas Afro-Brasileiros. Agora, a iniciativa conta com os episódios do “Deixa Que Eu Conto – para cada criança”, voltados para a inclusão de crianças com deficiência. Os episódios do podcast do Unicef possuem em torno de 25 minutos de duração em sua maioria, e podem ser ouvidos tanto por pais, quanto pelas crianças, já que apresentam linguagem de fácil compreensão pelos pequenos e formato de contação de histórias.

Educação com acessibilidade

Todos os programas do podcast do Unicef estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil para a garantia dos direitos de aprendizagem, e buscam apoiar a qualidade da educação ofertada durante a pandemia, podendo ser utilizados em sala de aula na retomada das aulas presenciais. Além disso, os episódios também podem ser veiculados gratuitamente por todas as rádios do país.

“É fundamental que a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental garantam o atendimento das especificidades das crianças com deficiência. A organização das experiências e dos espaços podem contribuir de forma significativa para as brincadeiras, o convívio com as diferenças, as interações, a autonomia e a participação, garantindo os direitos de aprendizagem de cada menina e cada menino” explica Júlia Ribeiro, oficial de Educação do Unicef no Brasil. “Por isso, o Deixa Que Eu Conto voltado à inclusão chega para apoiar e promover estas vivências dentro da sala de aula, com os profissionais da Educação e os estudantes, e em casa, com as famílias,” afirma.

Visando ampliar a acessibilidade, além do áudio, os conteúdos também podem ser acessados com tradução em libras e descrição. O material, composto por histórias, entrevistas, curiosidades, músicas e brincadeiras, está reunido no site, no canal do Youtube Deixa Que Eu Conto ou no Spotify.

Confira um dos podcasts com tradução em libras, clicando aqui.