Aulas online: parceria entre escola e família é a palavra-chave

Só trabalhando juntas, com a determinação de estimular as crianças a manterem os hábitos de estudo das crianças, será possível garantir a aprendizagem mediada por tecnologia

Por: Iolene Lima/Canguru News

Juntas, escolas e famílias têm de estimular a manter os hábitos de estudos nestes tempos de anormalidade

A pandemia provocada pelo Covid-19 nos formou à reinvenção, a procurar por novas formas de convivência social e de equilíbrio financeiro. No tocante à educação, por novas formas de manutenção do processo educacional apesar do isolamento necessário – e que já dura tanto tempo. Escolas de todo o mundo tiveram de  recriar, rever posturas, conceitos, metodologias e demais ferramentas para que o contato com os alunos fosse efetivo e que os objetivos de aprendizagem fossem alcançados, mesmo que, de forma gradual e diferenciada.

Mas precisamos alinhar nossas expectativas: não estamos em tempos normais. Sendo assim, não temos as mesmas condições e nem tempo hábil para realizar tudo aquilo que gostaríamos. Em nenhuma área. Isso não é pessimismo, é análise de fatos. Ainda faz-se necessário garantir proteção à vida.

O que escolas e pais precisam focar no momento é:

• na manutenção dos laços afetivos com a escola (colegas e professores);
  • na constância dos hábitos de estudo, nem que seja um pouco por dia.

Outra análise necessária é que professores não são youtubers, por melhor que estejam fazendo, e por mais que estejam tentando se apropriar a cada dia no uso das ferramentas tecnológicas. Videoaulas não são minisséries do Netflix, não temos em casa recursos para grandes produções e nem expertise para tanto.

O que esperar então? Parceria é a palavra chave! Parceria na compreensão dos fatores que fogem ao controle da escola, dos professores e das famílias. Empatia e muita determinação também são necessárias. Uma instituição precisa se colocar no lugar da outra (escola e família) e juntas, estarem determinadas a manterem os hábitos de estudo, a garantirem aprendizagem mediada por tecnologia, seguindo orientações específicas das escolas. Pelo tempo que for necessário.

Quem ganha com a parceria? As crianças ganham sem dúvida. Ganham experiências inovadoras em ambientes tecnológicos, ganham também confiança na escola. É uma oportunidade para elas de perceber a importância que a educação tem para sua família. Quando percebemos que de fato algo é importante, voltamos nossa atenção e energia para tal.

Expectativas alinhadas, vamos ao trabalho: ganhar a mente e a atenção das crianças, com isso, alcançaremos com mais facilidade o sucesso na aprendizagem.