Projeto aposta na formação das crianças para mudar hábitos alimentares

Iniciativa Poliniza Buzz busca promover transformações nos hábitos e sistemas alimentares por meio da distribuição de livros infantis

Por: Verônica Fraidenraich /Canguru News

Ao entender a importância de uma alimentação saudável, crianças podem contribuir para mudanças na rotina alimentar da família

Crianças tendem a seguir o exemplo dos pais nas atitudes e hábitos de vida, mas também podem promover comportamentos transformadores quando entendem que os mesmos são necessários, por exemplo, em relação à alimentação. Diante do consumo cada vez maior de doces e alimentos ultraprocessados, por todas as idades, ensinar aos pequenos a importância de uma alimentação saudável e tudo que isso envolve, pode ser a saída para uma mudança radical em todo o sistema alimentar, da produção à distribuição e consumo de alimentos, bem como suas mais diversas relações. Essa é a aposta do projeto Poliniza Buzz, um laboratório de histórias de comida, do Instituto Comida do Amanhã, que a partir de relatos reais inspiradores irá produzir três livros infantis, a serem disponibilizados gratuitamente de forma digital para as crianças. Quanto mais crianças lerem as histórias, maior o “enxame” que irá espalhar o “pólen” ou os conhecimentos adquiridos nos livros pelo mundo – e assim gerar impactos positivos à saúde de todos e ao planeta.

“A gente vê as crianças transformando as famílias. Uma criança que aprende na escola que talvez o que os pais aprenderam não é o mais correto, sustentável, traz isso para casa e acaba transformando a família”, afirmou a chef de cozinha e apresentadora de TV, Bela Gil, durante live do projeto que falou da importância de produzir conteúdo sobre comida de verdade para o público infantil. Como exemplo de aprendizados que as crianças trazem para casa, Bela Gil citou a substituição de alimentos por outros mais saudáveis – como do arroz integral em vez do arroz branco, ou do leite de castanha ou de coco fresco em vez do engarrafado, que tem conservantes. A partir de iniciativas das crianças como essas, “as famílias acabam se abrindo e buscando trazer isso à rotina, é um ponto positivo”, disse a chef.

A educadora e chef de cozinha Ariela Doctors, que também participou da live, ressaltou que há poucos livros infantis com essa temática, podendo o projeto trazer uma importante contribuição nesse sentido. “Enquanto professora, pesquisei bastante sobre livros de alimentação para criança e percebi que as pessoas não têm tanto conhecimento sobre o assunto, mesmo adultos precisam se aprofundar para escrever sobre isso, e escrever com poesia”, afirmou Ariela. Ela disse que há, no máximo, manuais ou livros técnicos para ensinar a cozinhar ou, ainda “coisas muito bobocas”, que não interessam às crianças. “Falta fantasia trazendo a realidade dos sistemas alimentares, falta história, falta gente pra contar e falta o Instituto Comida e Cultura nas escolas”, disse Ariela, referindo-se ao instituto que coordena com Bela Gil e outras mulheres, com foco em um trabalho educativo de reconexão da criança com o alimento.

As temáticas dos livros

O projeto tem como missão fazer com que todas as crianças tenham acesso a pelo menos um livro sobre transformação dos sistemas alimentares brasileiros, antes de completarem 8 anos de idade. Inicialmente, serão produzidos três títulos destinados a crianças de 6 e 7 anos que, de forma lúdica, abordarão os seguintes temas relacionados aos sistemas alimentares: acessíveis e saudáveis a todos; biodiversos e amigos do clima; resilientes e justos. Para tanto, foi feita uma seleção de histórias ligadas a esses tópicos, que foram enviadas voluntariamente por pessoas de todo o Brasil. Os relatos podiam abordar desde uma ida à feira que virou uma lição de vida, a um bairro que cuida de uma horta, ou até aquela professora que mudou a merenda da escola, segundo explicado na proposta do projeto.

Por que crianças de 6 e 7 anos de idade

De acordo com a iniciativa, crianças são agentes transformadores dos hábitos das famílias e de suas comunidades e, por meio delas, é possível chegar a outros grupos e territórios com narrativas transformadoras. A escolha dessa faixa etária se baseou no fato de que crianças nessas idades são capazes de estabelecer relações lógicas e coordenar pensamentos de forma coerente. Dessa forma, os aprendizados incorporados neste período fundamentam a formação do pensamento crítico de toda uma nova geração.

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