Unicef sugere a pais e educadores mais de 180 brincadeiras

Guia desenvolvido pela instituição é incentivo para que as crianças atuem como protagonistas de seu desenvolvimento, com novas abordagens

Por: Verônica Fraidenraich/Canguru News

Propostas de brincadeiras do guia são organizadas por faixa etária

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou recentemente o “Guia de Possibilidades Pedagógicas”  com mais de 180 sugestões de histórias, brincadeiras e curiosidades para serem feitas em casa ou na sala de aula, por pais e educadores. O objetivo é incentivar que crianças atuem como protagonistas de seu desenvolvimento, participando como co-autoras das atividades.

O guia, que tem como material de apoio o podcast “Deixa que eu conto”, sugere que as crianças deixem a imaginação ir longe. No podcast, narradores profissionais contam histórias que serão exploradas em atividades sugeridas no guia. Para a história “O Lobo e os Sete Cabritinhos”, por exemplo, a proposta é ensinar os pequenos a fazer um chapéu de papel e ouvir uma entrevista exclusiva com ninguém mais ninguém menos que o próprio Lobo Mau.

“O guia traz atividades divididas por faixa etária e de acordo com os direitos de aprendizagem e campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, explica Carolina Velho, consultora do Unicef no Brasil. Segundo ela, o conteúdo é voltado para meninas e meninos em idade de frequentar a educação infantil (0 a 5 anos) e em processo de alfabetização (anos iniciais do ensino fundamental).

Carolina lembra que as  atividades sugeridas no guia incentivam diálogos, desenhos, jogos, danças e músicas para serem feitas coletivamente, tornando-se um recurso muito útil para educadores que trabalham com crianças dessas faixas etárias. Para conhecer o guia da Unicef, clique aqui

© 2024 por Planneta Educação