Por que o brincar é tão importante para as crianças

Neste mês em que se comemora o Dia da Infância (24), ressaltamos a importância das brincadeiras para o desenvolvimento integral das crianças

Por: Canguru News

Pais devem reservar um tempo para brincar com os filhos.

Para além da diversão, o brincar tem um papel essencial na vida de uma criança, ao trazer diversos benefícios e proporcionar seu desenvolvimento pleno. Por meio das brincadeiras, os pequenos se comunicam e interagem com o mundo ao seu redor. “O brincar é fundamental para a formação da criança. pois ela se apropria da realidade, estabelece relações sociais e utiliza toda a sua corporeidade, nas suas dimensões motora, cognitiva e afetiva", explica Rogéria Sprone, diretora pedagógica do Colégio Joseense, em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

Desde o nascimento, é de extrema importância que bebês e crianças sejam estimulados a brincar. A contação e interpretação de histórias, por exemplo, permite que eles brinquem de faz-de-conta, assumindo diferentes papéis que lhes exigirão desenvolver um enredo e construir interações. “Através dessa representação, a criança demonstra sentimentos, angústias, alegrias, incômodos e suas impressões do dia a dia. Ela consegue expressar suas dificuldades, contradições e se sente motivada a lidar com o acaso, uma vez que a história é construída no desenrolar da brincadeira", complementa Rogéria Sprone.

Brincar junto

A diretora também ressalta a importância de conversar sempre com os filhos e usar o tempo em família para estreitar vínculos e criar memórias afetivas. Ela sugere que os pais deixem o celular e as telas um pouco de lado e brinquem junto com os filhos em atividades como jogos, fantasias ou até exercícios de movimento. “Converse com a criança, conte qual era sua brincadeira favorita e brinquem juntos, o que é muito importante para a criança se desenvolver e aprender a lidar com os sentimentos", pontua ela.

Sugestões de brincadeiras para fazer com as crianças:

  • Criação e contação de histórias,

  • jogos,

  • faz de conta,

  • exercícios de movimento (pega-pega, esconde-esconde)

  • leitura de livros, entre outros.

© 2024 por Planneta Educação