A Pequena Sereia: crianças negras se emocionam ao verem trailer do filme

A escolha da atriz Halle Bailey para o papel principal tem gerado críticas, mas também representatividade por parte de meninas que se identificam com a protagonista

Por: Verônica Fraidenraich / Canguru News

A atriz Halle Bailey é a protagonista do filme A Pequena Sereia, que deve estrear nos cinemas em maio de 2023

A divulgação do trailer do filme A Pequena Sereia, na sexta-feira (9), tem feito surgir um debate na internet sobre racismo e celebração da representatividade.

A escolha da atriz e cantora norte-americana Halle Bailey para o papel da sereia Ariel tem levado muitas pessoas a criticarem o fato de ela ser negra. Em dois dias, o trailer oficial divulgado no Youtube recebeu mais de 1,5 milhão de dislikes (não gostei). Segundo artigo do jornal Daily Mail, a plataforma chegou a desativar o contador de dislikes depois da reação inesperada. A hashtag #notmyariel (não é a minha Ariel) circula no Twitter com inúmeras publicações. Nas redes sociais, a atriz também tem lidado com críticas de pessoas que alegam que ela não se parece com a protagonista da animação de 1989.

Ao mesmo tempo, o vídeo também tem feito muito sucesso, como mostram gravações feitas por diversas mães que registraram o momento em que as filhas veem a protagonista do novo filme, previsto para estrear nos cinemas em maio de 2023. “Você está brincando comigo”?, pergunta uma garota ao ver o trailer do filme live action. “Ela é negra”, ela afirma, em vídeo publicado por sua mãe no Tik Tok.

Em outra postagem da plataforma, que já tem 1,6 milhão de visualizações, uma menina de 3 anos, que estava deitada no sofá, levanta para observar melhor, ao ver a personagem negra na TV. Ela diz: “Ariel é negra! A Ariel negra é fofa”.

“Obrigado Disney por fazer meus filhos se sentirem vistos”, disse um pai que gravou as três filhas assistindo ao trailer. Ao ver as imagens do trailer do filme, uma delas questiona: “ela é negra?” E, em seguida, a menina levanta a mão numa celebração de vitória.

As postagens renderam milhares de comentários de pessoas que se disseram emocionadas com as imagens. “Chorei quando vi o trailer e já sou adulta”, afirmou uma mulher. Já outra, comentou: “Ariel é negra e linda, a representação é muito importante”. Uma terceira usuária escreveu: “Esses vídeos me fizeram perceber que tenho uma mente tão fechada para a mudança. Ver essas lindas reações é absolutamente de abrir os olhos.”