A educação certa para o filho não ‘dar ruim’

Em contraponto a quem defende uma educação mais rígida, a terapeuta Adriana Drulla fala, em vídeo, sobre formas de educar uma criança para que ela cresça resiliente e emocionalmente saudável

Por: Adriana Drulla / Canguru News

Pais devem apoiar filhos em seus aprendizados, destaca terapeuta

Nos últimos dias, um vídeo publicado no Instagram sobre superproteção e limites chamou a atenção de muitos pais e mães na internet. Foi aconselhado às famílias que não passassem a mão na cabeça dos filhos, caso contrário, eles – os filhos – poderiam “dar ruim”. Para muitos, ficou o entendimento de que a conduta ideal para que os filhos dessem certo e tivessem sucesso na vida seria a contrária – ou seja, ser mais exigente, mais duro, menos flexível.

Enquanto os que concordaram com o assunto viralizaram o vídeo, outros ficaram assustados com o tom da fala e com a interpretação que o público – nos grupos de Whatsapp e afins – deu ao conteúdo. Eu fui uma dessas pessoas, já que o vídeo foi tema de muitas das sessões de mães e pais que eu atendo.

Na internet, as coisas podem ser ditas de uma maneira que mais pode confundir do que ajudar. Como terapeuta e orientadora de pais, acho importante trazer mais profundidade à reflexão, fazendo um resumo das necessidades da criança para que ela cresça resiliente e emocionalmente saudável.

Aproveitando, este será um dos temas abordados pelo palestrante Daniel Siegel, em um dos painéis do 3° Congresso de Educação Parental. Para quem não conhece, Siegel é psiquiatra infantil, professor e pesquisador na Escola de Medicina da Universidade da Califórnia (UCLA) e um dos mais respeitados cientistas no campo da psicologia do desenvolvimento e da parentalidade.

Se este tema te interessa, assista ao vídeo abaixo!

Link para incluir no post: