Dois livros que homenageiam figuras negras marcantes da nossa história

O escritor Leo Cunha destaca obras sobre mulheres negras que deixaram um legado importante para a cultura brasileira

Por: Leo Cunha / Canguru News

Livros incentivam crianças a pesquisar mais sobre vida e obra das homenageadas

Livros de literatura infantil podem ajudar crianças e adultos a conhecer momentos históricos e a se conectar com personagens marcantes da cultura de uma cidade, um estado ou um país. A seguir, conheça duas publicações recentes, ambas escritas por autores também negros, que homenageiam figuras importantes da nossa história.

Em PROCURA-SE CAROLINA, Otávio Júnior homenageia a escritora Carolina Maria de Jesus. Inspirando-se, de certa forma, em sua própria trajetória de leitor (afinal, Otávio descobriu a literatura ao encontrar um livro, por acaso, numa caixa abandonada), o autor cria a menina Carolina, personagem que encontra, na biblioteca da escola, uma caixa com livros da célebre autora brasileira de mesmo nome. Acaso ou destino? A gente encontra um livro ou o livro é que nos encontra? Seja como for, estamos falando da força da literatura como inspiração para viver e escrever. As ilustrações de Isabela Santos realçam todo o colorido das comunidades e também de um belo acervo literário.

 

Já BEATA, A MENINA DAS ÁGUAS, homenageada por Elaine Marcelina, foi um importante nome da cultura afro-brasileira. O livro conta, desde o nascimento, a vida de Beatriz Moreira Costa, ativista na defesa dos direitos humanos e contra o racismo e o machismo. Segundo o livro, a menina nasceu destinada a “falar em nome de todos nós”, pois isso já estava nos sonhos de sua mãe. E Beatriz, ou Beata, realmente se torna uma líder na luta pelos valores ancestrais, pela tolerância religiosa e pelo meio ambiente. O prefácio é escrito por Adailton, filho biológico de Mãe Beata.

© 2024 por Planneta Educação