Quer ter um filho responsável? Trate-o como tal

Neste início de ano letivo, é importante estimular os filhos para que ganhem autonomia na vida escolar

Por: Renata Pereira Lima / Canguru News

Pais podem a princípio dar as mãos aos filhos até que peguem o jeito e sejam capazes de cuidar de suas responsabilidades por conta própria

O que vem à sua cabeça quando você lê: “Volta às aulas”?

Na minha vem: aleluia, ufa, material escolar, lanche, classe, amigos… Vem também: rotina, organização, autonomia, crescimento, escada…

Pois é, acho que a escada é uma boa metáfora para a vida escolar dos nossos filhos e filhas. São vários degraus, feitos para subir um de cada vez. No começo, a gente ajuda, dá a mão, mas depois pegam o jeito e sobem sozinhos.

Estimular esse ganho de autonomia no filho/filha, gradual e adequado às faixas etárias, é fundamental para desenvolver a sua independência futura. Afinal, quem aqui não quer ter filhos decididos, autônomos e responsáveis por suas escolhas?

Ao subirem essa escada, é capaz que tropecem, caiam, derrapem… e nós, pais, precisamos deixar que isso aconteça. Precisamos controlar nossa ansiedade, nosso medo do insucesso do filho. Precisamos confiar nas escolas, nas metodologias e acompanhar o processo mantendo uma “distância segura”: não muito próximos, para não parecermos superprotetores, nem muito distantes para não parecermos desinteressados. Encontrar esse equilíbrio não é fácil!

A boa notícia é que temos ótimas ferramentas para isso. A principal é o boletim, mas vejo muitas escolas adotando comunicações mais pontuais como apontamentos ou ocorrências, que são sinais de alerta de que algo não vai bem.

Esses são bons momentos para termos conversas maduras com os filhos: escutar a versão deles (sem interromper), entender o que aconteceu (sem julgar), procurar saber o que faltou para que a tarefa fosse feita, perguntar o que o filho vai fazer diferente para reverter a situação, que estratégia ele usará para melhorar, ver se precisa de ajuda externa…

Adoro aquela frase: “Quer ter um filho responsável? Trate-o como responsável.”

Nós, pais, estaremos sempre por perto, somos rede de apoio, mas não podemos fazer por eles. O calendário de provas é problema deles, assim como saber o que vai cair na prova (!), a lição de casa, lembrar de levar o lanche, devolver o livro e por aí vai.

Essa escada não é nossa. Nós já subimos uma e agora é a vez deles.

Desejo boas conversas e uma ótima volta às aulas!

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