Oscar 2023: conheça os indicados na categoria animação

Filmes selecionados podem ser vistos no streaming ou no cinema. Festa de premiação ocorre no dia 12 de março

Por: Canguru News

Fera do Mar é uma das animações candidatas ao Oscar

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA divulgou a lista de filmes indicados ao Oscar 2023. Na categoria de “Melhor Animação em longa-metragem” cinco títulos concorrem à estatueta dourada, cuja festa de premiação ocorre no dia 12 de março, em Los Angeles (EUA).

Entre os finalistas estão os filmes: “Pinóquio de Guillermo Del Toro”, “Marcel the Shell with Shoes On”, “Gato de Botas 2: O Último Pedido”, “A Fera do Mar” e “Red – Crescer é uma Fera”.

Disponíveis em plataformas de streaming ou nos cinemas, as animações, além de divertir e entreter, podem ajudar os pais a iniciar conversas importantes com os filhos.

“Ao ver os personagens de um desenho animado passando por momentos difíceis, ou vivendo alguma tristeza, a criança pode se sentir à vontade para falar sobre algo que sentiu”, afirma a psicóloga Bianca Ferreira Laranjeiras, do Marista Escola Social Ecológica. Esse distanciamento da história que está passando na TV ou no cinema auxilia que os pais e responsáveis possam perguntar ao filho se ele já passou por isso ou se já viu alguma situação semelhante, complementa ela.

O essencial para que esse diálogo seja criado, é que os responsáveis criem um ambiente favorável em que todos possam assistir a algo juntos, ao invés de cada um ver seus filmes no celular, de forma individualizada. “Essas memórias também vão contribuir para o acolhimento dos assuntos conversados”, reforça a psicóloga. Veja a seguir a lista de indicados ao Oscar 2023 na categoria animação.

Pinóquio, de Guilherme Del Toro

O boneco e o um grilo falante são os principais personagens da história, que continua com a mesma base original, em que o nariz do personagem cresce, a cada mentira contada, porém a essência da mensagem muda. O filme ensina um pouco sobre liberdade e aceitação e sobre não aceitar situações de opressão. Disponível na Netflix.

O Gato de Botas 2 – O Último Pedido

Neste filme, o gato descobre que sua paixão pela aventura cobrou o preço: por conta de seu gosto pelo perigo e pelo desrespeito à segurança pessoal, ele queimou oito de suas nove vidas. Com apenas uma vida restante, o gato precisa pedir ajuda para uma antiga parceira – que atualmente é sua rival e inimiga mortal, Kitty Pata Mansa – para continuar vivo. Em exibição nos cinemas.

Red – Crescer é uma Fera

A protagonista de Red se transforma em um panda vermelho gigante toda vez que sente uma forte emoção. A animação da Pixar fala sobre a adolescência e todas as suas mudanças, sendo uma boa contribuição para os familiares que estão com crianças próximas a este período. Disponível no Disney +.

A Fera do Mar

A história retrata um mundo em que monstros marinhos povoam os oceanos e a tarefa de eliminá-los é heroica. É nessa realidade que os caminhos de Maisie, uma órfã cheia de energia que perdeu ambos os pais para uma criatura marítima, e Jacob, um jovem e talentoso marinheiro, se encontram para viver suas aventuras. Disponível no Netflix.

Marcel the Shell With Shoes On

O filme “Marcel, a concha de sapatos”, em tradução livre, é uma concha de um centímetro de altura, que calça tênis e vive com sua avó Connie e seu fiapo de estimação, Alan. Antes parte de uma extensa comunidade de conchas, eles agora vivem sozinhos como os únicos sobreviventes de uma misteriosa tragédia. A vida dessa pequena família muda quando um documentário sobre eles é publicado e surge uma chance de reencontrar a família perdida. Em exibição nos cinemas.