Atenção à maneira como seu filho segura o lápis

A “pega do lápis” e as habilidades motoras finas, como pinçar algo ou rasgar um papel com os dedos, são aspectos importantes para a escrita e não podem ser esquecidos

Por: Iolene Lima/Canguru News

Você pode achar que segurar o lápis é algo banal ou super fácil. Mas não é. Segurar um lápis corretamente é uma habilidade difícil para muitas crianças. Metade das crianças até os 3 anos de idade pode usar um lápis de maneira correta e a preensão (também chamada de pega) pode surgir naturalmente por volta dos 4 anos de idade.

A “pega do lápis” e as habilidades motoras finas como pinçar algo ou rasgar um papel com os dedos por exemplo, são importantes para a escrita e não podem ser esquecidos. Você sabe o que é segurar o lápis corretamente? É segurá-lo pela preensão tripoide, que significa dizer segurar apenas com 3 dedos: o polegar, o dedo indicador e o dedo médio no lápis.

A maioria das crianças desenvolvem aquela “pega” no lápis que for mais confortável para elas. Algumas fazem verdadeiros malabarismos e ficam inclusive com calos nos dedos por fazê-lo de forma incorreta. Alguns “jeitos” de segurar o lápis podem produzir problemas na escrita e despertar outras queixas como: letra ilegível, falta de velocidade ao escrever do quadro para o caderno, calo no dedo, mão cansada ao escrever, entre outras.

Apertos de lápis errôneos são hábitos fáceis de mudar apenas nos primeiros anos escolares, portanto, observe se há um padrão de aperto estranho na escrita de seu filho, pois uma “pega” errada pode se tornar irreversível posteriormente. Incentive seu filho a segurar corretamente e aí seguem algumas dicas para te ajudar nesse trabalho.

Veja a posição correta de segurar o lápis

• O lápis deve ser mantido em uma posição estável entre o polegar, indicador e o dedo médio.
• O dedo anelar e o mínimo têm de estar dobrados confortavelmente sobre a mesa.
• O pulso é dobrado ligeiramente para trás e o antebraço está descansando em cima da mesa.

Você pode ainda trabalhar com seus filhos, em casa, a questão da “pega” do lápis usando brincadeiras divertidas que façam as crianças usarem o seu polegar e o dedo indicador, ou seja, façam um movimento de pinça. As brincadeiras devem desenvolver e reforçar os músculos dos dedos polegar e o indicador. A seguir, alguns exemplos.

Brincadeiras que ajudam a criança com a ‘pega’ do lápis

1. Usar uma pinça para pegar brinquedos e colocá-los dentro de um recipiente.
  2. Tirar e colocar botões nas roupas.
  3. Apertar, empurrar e cutucar massinha de modelar ou argila.
  4. Rasgar papel colorido para atividades de colagem.
  5. Brincar de LEGO.
  6. Usar spray com água para acertar um alvo
  7. Brincar de dedoches – (fantoches de dedos) – é outra ótima maneira de incentivar o uso do dedo indicador isoladamente.

Se liga!
Pegar corretamente no lápis facilita os movimentos da mão no exercício da grafia. Se o lápis não está devidamente posicionado, a mão terá que se esforçar para realizar o movimento e, com isso, a letra poderá ficar
ilegível e a preensão no papel será muito forte. Vamos aproveitar o momento com as crianças em casa e treinar a “pega” do lápis?