Avós ajudam ou atrapalham?

Em pesquisa informal, o educador parental Mauricio Maruo analisa a relação dos avós com os netos em diferentes dinâmicas familiares

Por: Mauricio Maruo | Canguru News

Avós podem resgatar vivências com os netos que não tiveram com os seus filhos

Como anda a sua relação com os avós dos seus filhos? Hoje, o texto será sobre essa interação que para muitos é 8 ou 80.

Para escrever o texto, fiz uma pequena pesquisa nas minhas redes sociais e também conversei com alguns casais que sabia que tinham relações diferentes com os avós. Também cheguei a conversar com os próprios avós para saber suas opiniões e seus pontos de vista em relação aos cuidados com as crianças. No geral, posso afirmar que a pesquisa foi realizada com cerca de 60 pessoas entre mães, pais, avós e avôs.

A minha investigação tinha como objetivo analisar: avós ajudam ou atrapalham?

Pela pesquisa feita nas minhas redes sociais os resultados foram estes:

• Quase 70% das pessoas afirmam que os avós ajudam.
  • Mais de 60% afirmam que os avós do lado materno são os que mais ajudam nas logísticas com as crianças (levar para escola, pegar da escola, dar almoço, etc).
  • Quase 60% das pessoas afirmam que os avós do lado paterno são os que mais respeitam e compreendem as orientações dos pais em relação à criação dos filhos (como não dar doces, não deixar muito tempo em telas, etc).
  • Quase 80% das avós comentaram que muitas vezes utilizam as mesmas formas de criação nos netos que utilizaram com seus filhos(as).
  • Mais de 70% dos avôs comentaram que brincam mais com os netos do que brincavam com os filhos.
  • As avós são disparadas as segundas cuidadoras oficiais das crianças, cerca de 95% dos entrevistados disseram isso, incluindo os avôs.
  • Cerca de 60% dos avôs não sabem direito como brincar com as netas.

Esses são os dados coletados pela minha pequena pesquisa. Será que com esses dados conseguimos responder com segurança a pergunta do título da matéria?

Acredito que não, pois como já havia comentado em outras matérias, cada família desenvolve dinâmicas diferentes de criação e nenhuma dessas dinâmicas é 100% igual à outra. Isso inclui a relação dessas dinâmicas com os avós, ou seja, não temos uma resposta concreta para a pergunta.

Porém, com os dados posso afirmar algumas coisinhas…

1. A economia do cuidado é geracional, ou seja, direcionamos essa economia às mulheres por várias gerações.
  2. A sororidade entre as mulheres também é geracional, ou seja, existem mais conexões, depois que a criança nasce, entre mães e filhas, sogras e noras, do que pais e filhos, sogros e genros (conexões direcionadas aos cuidados com as crianças).
  3. Os cuidados com as crianças não são mutáveis, ou seja, quando tivermos netos, assim como nossos pais, tentaremos meter o bedelho na criação dos nossos netos.
  4. A época que vivemos é fantástica, pois cria uma oportunidade aos homens mais velhos de resgatarem vivências com os netos que não conseguiram viver com seus filhos.

Minha conclusão sobre este assunto é que os avós não ajudam e nem atrapalham, mas contribuem voluntária ou involuntariamente para o desenvolvimento emocional da criança.

Obs: Notem que eu não mencionei qual é a criança ‒ isso vale também para a criança interior que mora no coração de cada adulto.