Seis filmes clássicos de Natal para assistir nas férias

Além de apresentar aos pequenos diferentes culturas, histórias chamam atenção para questões como consumo consciente e a importância da família

Por: Canguru News

Dicas de filmes para assistir nas férias

Com a chegada das férias e das festas de fim de ano, programar uma sessão de filmes natalinos pode ser uma boa forma de entreter a criançada em casa. Seja no cinema ou no streaming, as histórias permitem conhecer várias formas de viver o Natal ao redor do mundo, abordando aspectos como a importância da família e dos amigos. Servem também para chamar a atenção sobre o consumo excessivo devido à compra exagerada de presentes neste período.

“A arte pode proporcionar muitas emoções, como alegria, felicidade, tristeza e sentimentos de pertencimento. Ao assistir a um filme e gostar de uma história, a criança faz ligações com aquele momento, o que proporciona bem estar”, explica a psicóloga Michele Morais Santos, do Marista Escola Social Ir. Lourenço, em São Paulo. Confira abaixo seis filmes clássicos de Natal para curtir em família.

Santa Claus

Uma das primeiras produções com temática natalina foi dirigida pelo cineasta George Albert Smith. Santa Claus é um curta que dura apenas um minuto e 16 segundos. Na história, após a misteriosa visita do Papai Noel, que entra pela chaminé da casa e deixa presentes para as crianças, as crianças acordam felizes com a surpresa. O vídeo está disponível no YouTube.

Milagre na Rua 34

Susan, uma garotinha de seis anos, duvida que o Papai Noel realmente existe até encontrá-lo em uma loja de departamentos e se convencer de que ele é real. A partir daí, ela passa a ter algo em que acreditar, e percebe que os sonhos se tornam realidade quando realmente acreditamos neles.

Esqueceram de Mim

Em um dos filmes de maior sucesso dos anos 1990, Kevin McCallister interpreta um garoto que é esquecido pela sua família quando eles viajam para passar o Natal em Paris. A princípio, o personagem aproveita a liberdade de estar sozinho, mas depois ele percebe que dois ladrões planejam roubar sua casa.

O Grinch

Neste clássico de Natal, do ano 2000, Grinch (Jim Carrey) é uma criatura verde que odeia esta época do ano e resolve criar um plano para impedir que os habitantes da pequena cidade de Quemlândia possam comemorar a data festiva.

Onde assistir: Amazon Prime e Globo Play, entre outras plataformas.

Um Herói de Brinquedo

No longa-metragem, de 1996, um homem de negócios (Arnold Schwarzenegger), que nunca tem tempo para nada, chega atrasado num dia importante da aula de karatê de seu filho. Para tentar compensar o atraso, ele promete ao menino que lhe dará qualquer coisa que ele peça no Natal. O garoto então pede o "Turbo Man", o brinquedo sensação do momento e sonho de todas as crianças.

O Expresso Polar

Na noite de Natal, no final da década de 1950, um garoto pega carona em um trem para o Polo Norte em frente da sua casa. Na viagem, ele embarca em um jornada de autoconhecimento e reencontra o seu espírito Natalino.

Onde assistir: Amazon Prime e Google Play, entre outras plataformas.