5 dicas para estimular novas aprendizagens nas crianças

Veja como incentivar o cérebro dos pequenos para que descubram coisas diferentes e mantenham a mente aberta a novas possibilidades

Por: Iolene Lima/Canguru News

Brincar com as crianças em áreas ao ar livre pode ser muito estimulante e divertido para todos

As crianças do século 21 são as que chamamos de nativos digitais, já nasceram num mundo tecnológico, onde a biblioteca se chama “Google”, o telefone se chama celular e o bilhete/recado é conhecido como “WhatsApp”. Como então engajá-las e conseguir sua atenção? Como estimular seus cérebros a descobrirem coisas novas, a entenderem como elas funcionam, a imaginar e fazer acontecer, enfim, manter a mente aberta a novas possibilidades, cultivando o apetite por novas aprendizagens? Esse é o desafio de docentes e pais.

 

Algumas dicas simples podem ajudar para termos crianças e consequentemente jovens mais criativos, motivados e corresponsáveis por sua aprendizagem:

 

1. Permitir que as crianças sejam autores de brincadeiras. Parece óbvio, mas não é. Na maioria das vezes ensinamos as brincadeiras, as regras e o como fazer. Não que isso esteja errado, pois as crianças aprendem por imitação. Mas para incentivar a criatividade, é necessário também construir objetos/brincadeiras. Deixem que inventem jogos, regras e discuta com elas o resultado obtido.

 

2. Faça mais perguntas do que emita respostas.

Estimular o pensamento é outra forma de conseguir pessoas mais criativas. Evite respostas prontas, ao receber uma pergunta  “Como as vacas ficam em pé nos morros sem cair?”, devolva com algo do tipo “ Como você acha que elas fazem isso?”

 

3. Brincar junto continua sendo o segredo mais valioso. No entanto, proponha por exemplo brincarem sem usar nenhum objeto, apenas com os corpos e a imaginação. Vá para áreas externas, explore o gramado, parques municipais, corra junto, enfim, seja você o brinquedo muitas vezes.

 

4. Trabalhar em equipe. Proporcione situações onde outras crianças estejam presentes e faça o papel de mediador do conhecimento e muitas vezes de conflitos também. As crianças precisam desenvolver inteligência emocional e estar junta com outras é maravilhoso para isso.

 

5. Não há fórmulas prontas, pois não somos uma máquina. Contudo, experiências de sucesso comprovam que indivíduos mais criativos possuem mais chances de sucesso na vida adulta. Vale a pena investir o seu tempo!

© 2024 por Planneta Educação