Muito se fala sobre os prejuízos, especialmente à saúde, que o excesso de uso de telas pode causar nas crianças. Mas, se utilizadas de forma adequada e com orientação, essas tecnologias podem ser muito úteis para o aprendizado de conteúdos como o de programação entre os jovens. Ao incorporar elementos lúdicos e desafios interativos, atividades com essa proposta tornam mais simples e motivador o conhecimento, favorecendo o desenvolvimento de habilidades para uso na vida pessoal e no futuro profissional.
"Usar games como ferramenta de aprendizado de programação permite uma abordagem dinâmica e eficaz para aquisição das habilidades desse campo. Os jogos proporcionam um ambiente divertido e participativo, que desenvolve a capacidade de resolver problemas, aprimora a lógica e estimula a criatividade”, comenta Henrique Nóbrega, diretor fundador da Ctrl+Play, escola de programação e robótica para crianças e adolescentes. Para ele, a tecnologia faz com que os alunos fiquem mais motivados para absorver e aplicar os conceitos de programação. Henrique aponta a seguir três benefícios dos games no aprendizado.
Resolução de problemas
Os jogos costumam incorporar elementos de quebra-cabeças e desafios, que exigem habilidades de resolução de problemas por parte dos jogadores. Ao se depararem com esses desafios, os indivíduos são estimulados a desenvolver o pensamento lógico e abstrato. Essas habilidades são fundamentais no campo da programação, já que os desenvolvedores precisam criar algoritmos e soluções para uma variedade de problemas, apresentando uma oportunidade potencial para os alunos exercitarem sua engenhosidade.
Estímulo à criatividade
Aprender programação por meio de games significa que os jovens podem moldar o ambiente do jogo de acordo com sua visão e preferências, o que estimula a expressão individual. Além disso, a criação de novos elementos dentro do jogo abre espaço para a inovação na programação, pois os alunos desenvolvem soluções exclusivas para implementar suas ideias.
Motivação inicial
Ao oferecer recompensas imediatas e desafios, os jogos encorajam alunos a continuar e a superar dificuldades. Integrar a aprendizagem de programação em um ambiente divertido, gamificando as lições, faz com que eles sejam naturalmente atraídos para este processo de estudos. Isso significa que se envolvem de forma mais ativa e entusiástica, o que pode resultar em um aprendizado mais eficaz.
"Os jogos não precisam ser vilões na jornada do aprendizado da programação, mas sim aliados poderosos. Por meio de escolhas estratégicas e plataformas educacionais, é possível transformar o tempo de lazer em uma ferramenta para aprimorar habilidades técnicas", conclui o diretor.