7 habilidades para criar filhos resilientes

No livro “Prósperos”, a psicóloga educacional Michele Borba explica como trabalhar nas crianças características para que enfrentem adversidades e tenham sucesso na vida

Por: Canguru News

A curiosidade e a perseverança contribuem para a aquisição da resiliência nas crianças.

“O autocontrole é como um músculo que se fortalece quando exercitado regularmente.” A afirmação é da psicóloga educacional norte-americana Michele Borba, autora de Prósperos: os motivos surpreendentes pelos quais algumas crianças lutam e outras brilham, que acaba de ser lançado no Brasil pela nVersos Editora.

Na obra, ela propõe um novo olhar sobre o desenvolvimento infantil, focado na felicidade e no bem-estar como pilares essenciais para a prosperidade. Ela destaca sete traços de caráter encontrados em crianças resilientes, que devem ser trabalhados desde a pré-escola até o ensino médio, para ajudá-las a lidar com uma mentalidade de cobranças excessivas e sucesso a qualquer custo.

Renomada professora e consultora de parentalidade, que já lançou 24 livros, Michele afirma que a sociedade cultiva características erradas aos pequenos, e isso tem resultado em jovens que, apesar de altamente produtivos, sentem-se constantemente insuficientes.

Segundo Michele, os alunos de alto desempenho com quem ela fala todos os dias são mais realizados, mais bem-educados e mais privilegiados. Mas eles estão mais estressados, infelizes e lutando contra a ansiedade, a depressão e o esgotamento em idades cada vez menores.

A autora entrevistou mais de 100 jovens e descobriu que a diferença entre aqueles que lutam e aqueles que têm sucesso não se resume a notas ou pontuações em testes, mas há sete características que diferenciam os “vencedores” e os preparam para a felicidade e maiores realizações mais tarde na vida.

Conheça abaixo um pouco mais de cada uma das sete características relacionadas à resiliência que a autora considera essenciais para criar crianças felizes e saudáveis.

1. Autoconfiança: incentiva as crianças a reconhecerem suas forças e aceitarem as fraquezas, ajudando-as a encontrar o melhor caminho para o sucesso na vida.
  2. Empatia: ensina a reconhecer e entender os sentimentos e necessidades dos outros, desenvolve também relacionamentos saudáveis.
  3. Autocontrole: ajuda a pensar com clareza, controlar emoções intensas e reduzir o estresse, capacitando-as a enfrentar qualquer desafio.
  4. Integridade: fomenta a adoção de valores éticos, desenvolve um código moral sólido para guiar as relações.
  5. Curiosidade: estimula a abertura a novas possibilidades, aquisição de conhecimentos, descobertas e criatividade, inspira a seguir sonhos.
  6. Perseverança: encoraja a persistência diante das dificuldades, ensina que é possível aprender com os erros.
  7. Otimismo: proporciona ferramentas para enfrentar desafios com uma perspectiva positiva, afasta a depressão e oferece sentido para a vida.

Além de testes práticos, o livro traz histórias inspiradoras de crianças e adolescentes que, com o apoio dos pais, superaram desafios significativos, como racismo, déficit de atenção, abuso e problemas físicos. Cada uma dessas particularidades é detalhada em capítulos repletos de estratégias práticas, baseadas em evidências científicas, que podem ser facilmente ensinadas às crianças em todas as etapas do desenvolvimento.