A importância do que se diz

Como sabemos, a comunicação é importantíssima quando desejamos ter relações pessoais significativas. No entanto, muitas vezes, pensamos erradamente que saber falar significa saber se comunicar. Essa questão é importante com qualquer pessoa, mas sobre as crianças, ela se torna ainda mais relevante.

Por: Magda Gomes Dias | Escola da Parentalidade Positiva

Veja a seguir 7 exemplos de como uma pequena alteração na maneira como expressamos as coisas – ainda que a mensagem transmitida seja a mesma – pode alterar por completo a percepção do outro.

Evite dizer: “Você já lavou suas mãos?”
Diga: “Lave suas mãos, por favor” ou “ Vi que você não lavou suas mãos, faça isso, por favor”.

Evite dizer: “Você já fez o dever de casa?”
Diga: “Vi que os deveres de Geografia e Inglês ficaram pela metade, então…”

Evite dizer: “É sempre assim! Você nunca ouve as pessoas”
Diga: “Vejo que você continua mexendo no celular enquanto falo contigo”.

Evite dizer: “Você já comeu tudo?”
Diga: “Vamos sair daqui a 5 minutos e ainda você ainda não terminou seu jantar”

Evite dizer: “Você é um irresponsável. Não posso mesmo confiar em você”
Diga: “Você disse que tinha levado o lixo, mas vejo que ele ainda está na porta de casa”

Evite dizer: “Você já arrumou sua cama?”
Diga: “E sua cama?”

Evite dizer: “Você não quer me contar nada?”
Diga: “A mãe da Ana me mandou uma mensagem dizendo que você ficou com o estojo de Olívia”

Muitas dessas frases são questões fechadas que podem levar a respostas simples, como sim ou não, ou seja, elas abrem a oportunidade da criança dar a resposta que lhe interessa. Portanto, é importante sermos claros ao abordar assuntos com nosso filhos, evitando criar oportunidades para mentiras. A clareza é fundamental para isso.

Por outro lado, as frases que revelam falhas podem ser subsituídas por uma breve recordação de tarefas.