Para Educadores
Dicas para a educação socioemocional dos professores
Canguru News
Assessor pedagógico sugere práticas para promover a saúde e o bem-estar dos educadores
Trabalhar a saúde mental dos docentes favorece um ambiente de trabalho mais equilibrado
Preparar aulas e provas, acompanhar a evolução dos estudantes e pensar em projetos educacionais são algumas das muitas tarefas executadas pelos professores, que impactam diretamente no desempenho dos alunos.
Diante desse contexto complexo de atribuições, é importante oferecer um suporte emocional ao docente, para que se sinta estimulado a dividir com os colegas e equipe gestora questões que considera desafiadoras. Porém, ainda existe um certo tabu a ser superado, em relação à saúde mental desses educadores, segundo o assessor pedagógico do programa Líder em Mim, Matheus Portelinha. "Quando se trata do compartilhamento de situações que são mais subjetivas do que profissionais, o educador tende a ter receio e vergonha da exposição", destaca.
De acordo com o especialista, isso ocorre por sentirem que carregam o fardo de serem "detentores do conhecimento". Assim, eles geralmente acreditam que não podem errar ou demonstrar vulnerabilidade.
Para o assessor pedagógico, promover a saúde e o bem-estar dos professores é fundamental para um futuro saudável durante suas jornadas de trabalho. Isso pode ocorrer por meio de práticas simples de educação socioemocional nas escolas.
Para tanto, Matheus destaca o papel crucial da gestão e da coordenação. "Quando esses líderes não estão engajados, a iniciativa pode perder força. A falta de comprometimento pode resultar em uma implementação superficial e na ausência de um suporte contínuo para os professores e alunos", aponta.
Valorização do socioemocional
A realização de workshops e treinamentos específicos, que demonstrem o impacto positivo dessas práticas, além da criação de uma cultura escolar que valorize e priorize o desenvolvimento socioemocional, são medidas que podem incentivar maior engajamento dos envolvidos, sugere Matheus.
"Os professores são os principais agentes na implementação de práticas de educação socioemocional. Se eles não estão engajados ou não veem o valor dessas práticas, é provável que a implementação seja ineficaz. A resistência pode surgir devido à falta de tempo, recursos ou compreensão dos benefícios", relata o assessor pedagógico.
Para superar isso e mudar percepções, Matheus recomenda mostrar evidências de sucesso e compartilhar histórias de impacto positivo. Além disso, criar um ambiente de apoio onde os professores se sintam valorizados e ouvidos pode aumentar significativamente o engajamento.
"A saúde e o bem-estar dos professores são fundamentais para que a escola também seja um ambiente saudável, uma vez que todo professor oferece algum tipo de apoio, mas nem sempre recebe. Por isso, é essencial que as escolas e os próprios professores adotem práticas socioemocionais e promovam um ambiente de trabalho mais equilibrado e satisfatório", finaliza.
Práticas socioemocionais para a transformação da rotina do docente
O assessor pedagógico traz dicas para os docentes incluírem na rotina escolar:
1 - A prática da proatividade:
A) Utilize a linguagem proativa ao seu favor e a favor do contexto escolar: Ao invés de dizer "Isso nunca vai dar certo", diga "Vou buscar outras alternativas". Ao invés de dizer "A culpa é sempre de ...", utilize "Vou perguntar se tem algo que posso ajudá-lo(a) ...";
B) Quando estiver em uma situação estressante no contexto escolar, evite responder com base em seus sentimentos ou emoções. Pare e pense, isso ajudará a responder com base em princípios e não por impulso;
C) Concentre-se nas coisas que você pode agir e influenciar diretamente. Muitas vezes as situações externas querem nos tirar o foco, a paciência, testando nossa autorregulação. Mas, a escolha de manter-se calmo(a), lúcido(a) e centrado(a) é sempre sua.
Benefícios destas ações: Despertam um maior senso de iniciativa e responsabilidade, ajudando os professores a liderarem melhor os próprios pensamentos, emoções e atitudes. Isso contribui para a redução do estresse e da ansiedade, aprendendo a diferenciar situações que estão dentro e fora do seu controle. Como resultado, os professores se tornam mais equilibrados, ao utilizarem linguagem proativa entre colegas de profissão e com os alunos na rotina escolar.
2 - A prática do planejamento da rotina diária:
A) Que tal definir metas realistas e alcançáveis para o seu desenvolvimento pessoal e profissional? Ao ter um objetivo claro, você se sentirá mais motivado e terá mais energia para colocar seus planos em prática;
B) Ao preparar suas aulas, pense em como você pode tornar o aprendizado mais significativo para os seus alunos. Ao conectar os conteúdos com a realidade deles, você contribuirá para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados;
C) Reserve um tempo na agenda para cuidar de você. Pratique atividades que te tragam prazer e bem-estar, como ler um livro, ouvir música ou praticar um esporte.
*As sugestões fazem parte do programa Líder em Mim, baseados no livro "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes" de Stephen R. Covey.