Para Educadores
Uso de tela: como a tecnologia pode ser aliada na educação?
Canguru News
Segundo especialista, plataformas interativas favorecem o aprendizado e permite usar as telas com qualidade
O uso das telas tem sido um grande desafio para os pais, principalmente, após a pandemia, que levou a um aumento de hábitos digitais entre crianças e adolescentes, muitas vezes sem supervisão de um adulto. Especialistas, porém, sugerem que as telas possam ser usadas de forma positiva.
"Hoje em dia é praticamente impossível não ver crianças manuseando as telas, seja assistindo a vídeos ou se divertindo com algum jogo online. O segredo está em reduzir ou até substituir o uso passivo das telas — quando a criança apenas consome conteúdos, como vídeos — pelo uso ativo, em que ela interage com o que vê, escrevendo, desenhando ou criando. Dessa forma, ela desenvolve a criatividade e a curiosidade, estimulando suas habilidades cognitivas", afirma Mariana Bruno Chaves, pós-graduada em psicopedagogia e especialista em educação na rede Kumon.
Mas, como um aparelho digital pode contribuir com o aprendizado? Mariana responde que os tablets, assim como os celulares, disponibilizam plataformas acessíveis e intuitivas: "As crianças podem explorar, aprender e se envolver com várias áreas do conhecimento em um formato que as mantêm motivadas a aprender mais", explica.
A especialista conta outra vantagem de inserir o uso do tablet na educação: "A diversidade de recursos multimídia, como vídeos educativos e atividades interativas, possibilita que o aluno explore conceitos de forma prática, tornando o aprendizado mais lúdico e divertido", afirma. Dessa forma, o tempo de tela que a criança tem com o tablet ganha qualidade e aproveitamento para seu desenvolvimento, complementa Mariana.
Recentemente, o Kumon fez uma pesquisa com os seus alunos e usuários da plataforma Kumon Connect, acessada via tablet, que mostrou que a ferramenta os mantém ainda mais motivados para o estudo. "A comodidade em ter todo material em um único lugar, a possibilidade de transportar o tablet e poder fazer os exercícios de qualquer local é muito prático, conta Rosangela de Souza Santos, mãe da aluna Maitê Ribeiro, aluna dos cursos de português e matemática da rede.
A inserção do tablet no cotidiano dos alunos faz com que eles se sintam mais motivados a estudar. Segundo Mariana, "essa geração é super conectada e ter um aliado para incentivá-la ainda mais, faz muito sentido".
A especialista destaca ainda o desenvolvimento de habilidades essenciais, proporcionando um aprendizado com mais disciplina, foco e organização. De forma objetiva, o estudo privilegia o aluno de modo que ele consiga se organizar e ter uma rotina clara e leve para realizar suas atividades.