Background image

Conscientização das famílias sobre importância da participação ativa na vida escolar dos alunos.

Acompanhamento e monitoramento das atividades escolares dos alunos.

Apoio às famílias na organização e realização das atividades escolares dos alunos.

Orientações para a realização das atividades escolares dos alunos.

Voltar para Início

Parentalidade

Alimentação das crianças: a importância das cinco cores no prato

Canguru News

Garantir uma alimentação equilibrada na infância contribui para um futuro saudável

2 min de leitura

08 de novembro de 2024

Compartilhe:

Alimentação das crianças: a importância das cinco cores no prato

Promover bons hábitos alimentares desde cedo é fundamental para o desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças. A manutenção de uma alimentação saudável ajuda a prevenir doenças e reforçar o sistema imunológico.

Um dos segredos para aumentar o interesse das crianças por alimentos nutritivos é aproveitar a variação de cores dos alimentos naturais nas refeições. Cada cor está associada a nutrientes essenciais às diferentes fases de crescimento dos pequenos. Daí a importância de investir no consumo de um prato colorido. Confira as principais propriedades de alguns alimentos, de acordo com a sua cor:

·      Vermelho: Alimentos como tomate, morango e melancia são ricos em vitamina C que contribuem para fortalecer as defesas dos pequenos, prevenindo gripes e infecções.

 

·       Verde: Brócolis, espinafre e abacate são ricos em cálcio e vitamina K contribuindo para o desenvolvimento de ossos e dentes. Alimentos de cor verde também possuem ferro, contribuindo para a prevenção de anemia.

 

·       Laranja/Amarelo: Alimentos como cenoura, abóbora e manga contribuem na prevenção de problemas oculares e no fortalecimento do sistema imunológico.

 

·     Roxo/Azul: Uva, beterraba, repolho roxo e ameixa são fontes de compostos que auxiliam no processo de concentração e desenvolvimento cognitivo das crianças. Além disso contribuem para o bom funcionamento do intestino promovendo uma digestão saudável.

 

·  Branco: Alho, cebola, couve-flor, batata e inhame contêm possuem nutrientes responsáveis pelo fortalecimento de ossos e dentes, além de serem excelentes fontes de energia dando mais disposição para as brincadeiras dos pequenos.

 

“Uma alimentação variada e colorida incentiva a diversidade na ingestão de diferentes nutrientes essenciais para o desenvolvimento e crescimento.  Além disso, é fundamental para a criação de hábitos alimentares que devem persistir para toda a vida.”

 

As cores no prato, além de um atrativo visual, são reflexo da diversidade de nutrientes que o corpo necessita durante a infância, a vida adulta e a velhice. Por isso, ao planejar as refeições, lembre-se: quanto mais colorido, mais nutritivo!

Mais Notícias

Dicas para a educação socioemocional dos professores

Dicas para a educação socioemocional dos professores

Férias: pediatra dá orientações para evitar acidentes em casa

Férias: pediatra dá orientações para evitar acidentes em casa

Especialistas alertam para a importância de brincadeiras ao ar livre

Especialistas alertam para a importância de brincadeiras ao ar livre