Publicações Educacionais
Estudo mostra que brincar não tem idade e gera bem-estar
Canguru News
Pesquisa reforça que a brincadeira é essencial e potencializa saúde, prazer e criatividade

Para brasileiros participantes do estudo, brincar traz conexão
A brincadeira é parte essencial da vida, e ela pode reduzir a solidão. Essas são algumas das respostas dadas por 85% e 87% dos participantes, respectivamente, da pesquisa global The Shape of Play, realizada pela empresa de brinquedos e entretenimento Mattel, em 2024. O estudo contou com mais de 33 mil participantes de todas as idades, em sete países (EUA, China, Japão, Alemanha, Finlândia, Brasil e África do Sul) e reforça a necessidade de incluir mais momentos de diversão e alegria na rotina.
Com abrangência nos Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, Finlândia, Brasil e África do Sul, o estudo revela um panorama humano por trás dos números — pais que querem preservar a magia da infância, educadores que buscam tornar o aprendizado mais divertido e pessoas ao redor do mundo encontrando alegria nos pequenos momentos de brincadeira. A mensagem é clara: incentive conversas sobre a importância do brincar. Seja em grandes momentos ou nas pequenas interações do dia a dia, o brincar é essencial para reacender a alegria, fortalecer os laços e construir um mundo mais conectado.
O estudo categoriza as motivações para o brincar em quatro áreas principais: expressão e experimentação; escapismo e bem-estar; fortalecimento de vínculos e colaboração; e crescimento pessoal e aprendizado.
Entre os benefícios do brincar estão o estímulo à autoexpressão, alívio do estresse, combate à sensação de isolamento e fortalecimento dos relacionamentos. Estudos mostram ainda que enquanto brincam as crianças desenvolvem habilidades essenciais para a vida, como resiliência, liderança e empatia.
Principais descobertas
· 94% concordam que brincar não tem idade — é para todos.
· 87% concordam que brincar reduz a solidão e o isolamento.
· 85% vêem o brincar como essencial para a rotina.
· 81% das pessoas acreditam que brincar tem o poder de melhorar a saúde e o bem-estar global.
· 70% dos adultos entrevistados sentem que ainda carregam uma parte de criança.
Brincar é um superpoder humano — e não só para crianças. É algo essencial, transformador e que nos acompanha por toda a vida: 94% das pessoas concordam que o brincar importa em todas as idades. Das aventuras da infância às paixões da vida adulta, brincar traz alegria, desenvolve resiliência e aprofunda nossas conexões humanas.
Em um mundo marcado pelo estresse e pela desconexão, o brincar é um antídoto: 87% afirmam que ele ajuda a combater a solidão e o isolamento. Seja por meio de brinquedos, jogos, pets (como disseram 84% dos entrevistados) ou jogos online (62%), brincar eleva nosso espírito e aproxima pessoas de diferentes gerações, culturas e comunidades.
Ainda assim, o brincar tem perdido espaço — e estamos sentindo essa ausência: mais da metade das crianças dizem se sentir "meio adultas". A maioria dos adultos, por sua vez, ainda se sente "meio criança". Mesmo assim, um em cada três afirma que não brinca o suficiente, por falta de tempo, solidão, preocupações com segurança e as demandas da vida moderna.
Brincar é a faísca das ideias que mudam tudo: quase 70% dos entrevistados dizem que suas ideias mais criativas surgem enquanto brincam. É brincando que imaginamos, inventamos e resolvemos problemas — em casa, no trabalho e além.
Ao redor do mundo, o brincar assume diferentes formas, mas seu impacto é universal: da alegria e superação na Finlândia à conexão no Brasil e à experimentação na África do Sul, o brincar reflete a cultura e revela o que nos une como seres humanos.
Brinquedos ainda fazem diferença — e mais do que nunca: 81% dos entrevistados dizem que os brinquedos físicos enriquecem a experiência do brincar. Com benefícios comprovados para o desenvolvimento da empatia e um público crescente de colecionadores adultos, os brinquedos continuam sendo relevantes em todas as fases da vida.
Perfis de brincadeira: O estudo identificou seis perfis de brincadeira — Criadores Coloridos, Caçadores de Habilidades, Exploradores Independentes, Cultivadores da Curiosidade, Criadores de Memórias e Animadores Sociais — celebrando os diferentes jeitos de se divertir, seja através da criatividade, do aprendizado ou da conexão com os outros. Descubra qual é o seu perfil de brincadeira fazendo o quiz aqui.
Chris Down, vice-presidente executivo e Chief Design Officer da Mattel, afirma que a empresa tem estudado o valor do brincar com as crianças há mais de 80 anos. “Esse estudo comprova que brincar não é só coisa de criança — é fundamental para todos e um verdadeiro chamado à ação. Para marcas, criadores e educadores, temos a oportunidade de ampliar as possibilidades do brincar e liberar o poder transformador dessa atividade na vida das pessoas. Saiba mais sobre o estudo aqui.